Estadunidenses ficam com o primeiro lugar (foto: FIBA / Divulgação) |
No último dia da Copa do Mundo de Basquete Sub-17, foram disputadas as posições no ranking de 16 colocações. As partidas ocorreram nas cidades de Alhaurin de la Torre e Málaga, na Espanha.
As equipes se classificam para a Copa do Mundo de Basquete Sub-17 por meio de campeonatos regionais Sub-16 determinados por seus resultados. Como anfitriã do evento, a Espanha ganhou entrada automática. As 15 equipes restantes se classificaram em campeonatos regionais sub-16 com 2 da África, 5 da Europa, 4 das Américas e 4 da Ásia. Neste ano, o Brasil não participou.
O prêmio TISSOT MVP do torneio foi para Izan Almansa da Espanha. Juntando-se a ele no All-Star Five estavam a dupla americana de Cooper Flagg e Koa Peat, o companheiro de equipe espanhol de Almansa, Lucas Langarita, e Ilane Fibleuil, da França, que terminou em terceiro lugar.
Disputa pelo ouro
Ron Holland (11) marcou 13 pontos para os EUA (foto: FIBA / Divulgação) |
Os EUA continuam no topo do mundo do basquete juvenil ao derrotar a Espanha por 79 a 67 para conquistar o título na Copa do Mundo de Basquete Sub-17 da FIBA 2022.
O destaque da partida foi o estadunidense Jeremy Fears que marcou 17 pontos como artilheiro dos americanos.
Esse surto levou os EUA ao sexto título consecutivo da Copa do Mundo Sub-17 após 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018. Em cada um desses torneios, os EUA passaram pela competição invictos e a equipe do técnico Sharman White terminou o trabalho na final em Málaga.
Os EUA dominaram todo o torneio, vencendo todos os jogos por pelo menos 26 pontos e melhorando seu recorde de todos os tempos para 43-0 antes da final.
Mas a Espanha estava à altura do desafio. Apoiados por quase 7.000 espectadores, eles tinham uma vantagem de sete pontos aos 10 minutos e aumentaram a vantagem para oito pontos no segundo quarto. Para a emoção dos torcedores, os anfitriões estavam com 38 a 33 no intervalo.
A Espanha ainda liderava por 47 a 40 com 7 minutos restantes no terceiro quarto, quando a pressão defensiva dos EUA começou a forçar os turnovers e resultou em uma sequência de 22 a 4 para liderar por 62 a 51 após três quartos. O momento mudou e os EUA resistiram a qualquer desafio no quadro final e adicionaram outra corrida perfeita à glória global.
Disputa pelo bronze
Ilane Fibleuil foi o destaque da partida entre França e Lituânia (foto: FIBA / Divulgação) |
Após a decepção de cair nas semifinais da Copa do Mundo de Basquete, a França recuperou a moral ao vencer a Lituânia por 66 a 58. Ao receberem a medalha de bronze, os franceses conquistaram seu segundo pódio seguido.
O destaque da partida foi Ilane Fibleuil que marcou 16 pontos para os franceses.
"Não é a medalha que queríamos, mas honestamente é bom. Então é ótimo", disse Fibleuil, que também teve 4 rebotes e 3 roubadas de bola na vitória.
A França começou com uma desvantagem de 9 a 4. Mas aos 5’, marcou 12 pontos seguidos e passou a liderar por 18 a 14. Depois disso, os franceses dispararam. O primeiro tempo acabou em 35 a 25.
Depois do intervalo, a França acrescentou mais 15 pontos de vantagem, a margem era de 56 a 41 nos 10 minutos finais.
"É um dia muito bom para mim, para os jogadores e para a federação francesa. É uma grande medalha. É muito, muito importante para nós. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores e funcionários, muito orgulhoso", disse o técnico da França, Bernard Faure.
Classificação final da Copa do Mundo de Basquete Sub-17 FIBA 2022
- Estados Unidos
- Espanha
- França
- Lituânia
- Sérvia
- Austrália
- Eslovênia
- Polônia
- Canadá
- Egito
- Argentina
- Nova Zelândia
- República Dominicana
- Japão
- Mali
- Líbano
0 Comentários