Com inicio nesta quinta, os Jogos da Commonwealth terão mais medalhas no feminino do que no masculino


A edição de 2022 dos Jogos da Commonwealth, que terá inicio nesta quinta-feira (28) em Birmingham (GBR), é o primeiro evento multiesportivo da história em que mulheres terão mais medalhas que homens.

Ao todo serão 136 medalhas em eventos femininos, 134 no masculino e 10 em eventos mistos.

Os esportes que faz a diferença em favor das mulheres é o Netball, esporte tradicional nos Jogos e que é exclusivamente feminino. O outro é o T20 críquete, que faz a sua estreia nos Jogos e apenas o feminino estará presente.

Uma modalidade incomum é o lawn bowls, uma espécie de bocha na grama. Esportes Paralímpicos também fazem parte do programa, como o powerlifting, o paraciclismo de pista a natação paralímpica, tênis de mesa paralímpico e o atletismo paralímpico.

Entre os grandes nomes que deverão estar em Birmingham são o nadador inglês Adam Peaty e a velocista jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce. Também estarão as nadadoras australianas Emma McKeown e Arianne Titmus, medalhistas olímpicas em Tóquio.

A COVID-19 pode impactar os Jogos de forma reduzida. Segundo o conselheiro médico dos Jogos o dr. Peter Harcourt, dezenas de atletas testam positivo diariamente para a doença. Mas ao contrário de eventos como os Jogos Olímpicos, vai ficar a critério de cada delegação se o atleta infectado pode ou não participar dos eventos.


É esperada a participação de 72 países membros da Comunidade Britânica e pouco mais de 5 mil atletas. A Austrália é a líder no quadro de medalhas, com 932 ouros e 2415 medalhas no total. Inglaterra (714 ouros e 2144 medalhas) e o Canadá (484 ouros e 1555 medalhas) completam os três primeiros colocados.

O evento foi criado como Jogos do Império Britânico e teve a sua primeira edição realizada em 1930, em Hamilton (CAN). O nome atual, de Jogos da Commonwealth, foi usado pela primeira vez em Edmonton (CAN).  Esta será a terceira vez que a Inglaterra sediará o evento, as outras foram em 1934 (Londres) e em 2002 (Manchester).

Uma diferença em relação aos Jogos Olímpicos é que a Grã-Bretanha compete separada como Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Outra diferença é que territórios sem comitês olímpicos reconhecidos pelo COI também disputam o evento, como as Ilhas Falklands, Ilha de Man, Jersey e Niue.

Na edição mais recente, realizada em Gold Coast (AUS), os australianos lideraram com 80 ouros e um total de 198 medalhas. A Inglaterra ficou em segundo (45 ouros e 136 medalhas) e a Índia em terceiro (26 ouros e 66 medalhas).

Fotos: Divulgação/ABC News

Postar um comentário

To Top