Com grande desempenho nas etapas de montanhas, Annemiek Van Vleuten se consagra campeã no Tour da França Feminino 2022

Reprodução: @LeTourFemmes

 

A atleta dos Países Baixos, Annemiek Van Vleuten (Equipe Moviestar), venceu a última etapa do Tour da França Feminino 2022 e se consagrou campeã do Tour nesse retorno às etapas principais do ciclismo feminino. A ciclista que também venceu o Giro D'Itália deste ano, não havia sequer figurado entre nas cinco primeiras colocações nas etapas anteriores e quase desistiu devido a dores abdominais, mas quando o Tour chegou às etapas de montanhas, Vleuten fez valer todo o seu favoritismo, disparou na liderança e garantiu o primeiro lugar na classificação geral do Tour da França Feminino 2022.



Annemiek Van Vleuten chegou à sua segunda vitória neste Tour da França Feminino em uma etapa que esteve sob forte pressão até a sua metade. A ciclista dos Países Baixos resistiu às investidas das concorrentes e quando a estrada se inclinou para os campos brutalmente íngremes de La Super Planche des Belles Filles, Van Vleuten pedalou forte para longe de todas os suas rivais e em quase uma repetição do confronto de montanha de sábado, teve a compatriota Demi Vollering como a concorrente mais próxima, ficando em segundo lugar na etapa cerca de 30 segundos atrás. A italiana Silvia Persico (Valcar Travel & Service) ficou cm a terceira posição e fechou o pódio da oitava etapa.


"Estou muito orgulhosa de ser a primeira vencedora do TDF para as mulheres. Por tê-lo de volta no calendário e ser a primeira mulher a vencer nesta nova versão - espero que seja um grande começo e possamos construir isso em um evento maior para as mulheres. É um marco vencer este primeiro." disse a campeã Annemiek Van Vleuten.


A construção da liderança por Annemiek Van Vleuten começou a ser consolidada na etapa 7, a primeira de duas batalhas nas altas montanhas, quando em um percurso de 127,1 quilômetros começando em  Sélestat e terminando em  Le Markstein, a atleta dos Países Baixos teve um desempenho impressionante e se colocou apta a vestir pela primeira vez a camisa amarela de líder. Vleuten foi com tanta potência na sétima etapa que mesmo em um declive se tornou inalcançável. A compatriota Demi Vollering (SDW) conseguiu a segunda colocação, chegando com mais de três minutos de diferença para a líder. Fechando o pódio da etapa, a dinamarquesa Cecilie Ludwig (FDJ-SUEZ Futuroscope) ficou com a terceira posição.


A líder da classificação geral até a sexta etapa, tendo vestido a camisa amarela por 5 etapas deste Tour da França 2022, atleta dos Países Baixos, Marianne Vos (Jumbo-Visma), não se adaptou bem às etapas de montanhas, ficando 24 minutos atrás da líder na etapa 7 e mais 13 minutos na etapa 8, terminando a classificação geral distante das primeiras colocações, no entanto, o bom início de competição garantiu a Vos a vitória na classificação por pontos e a camisa verde de líder. A primeira colocação das etapas montanhas ficou com a atleta de Países Baixos Demi Vollering e entre as jovens ciclista a liderança ficou com Shirin Van Anrooij também dos Países Baixos.

Postar um comentário

To Top