Últimas Notícias

Atletas do Brasil viajam para as disputas do Mundial de Atletismo



O primeiro grupo de atletas, integrantes das comissões técnica e médica e oficiais viajou neste sábado (9/7) para a cidade de Eugene, nos Estados Unidos, para a competição do atletismo mais importante do ano, o Campeonato Mundial, de 15 a 24 de julho, na pista do estádio Hayward Field da Universidade do Oregon. Na equipe que já viajou saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, estão os atletas dos 110 m com barreiras - Eduardo de Deus, Gabriel Constantino e Rafael Pereira -, uma das provas em que o Brasil conseguiu colocar a força máxima de três participantes qualificados. O Brasil terá 58 atletas no Mundial, 23 mulheres e 35 homens.

Rafael Pereira (Clã-Delfos) é recordista brasileiro e sul-americano dos 110 m com barreiras, com 13.17, marca alcançada no Troféu Brasil de Atletismo, em junho, após a disputa de seis meetings na Europa, todos com pódios, inclusive nas etapas da Liga Diamante de Oslo e Paris, é o sexto do mundo no Ranking olímpico da World Athletics. Na última semana participou do Camping de Velocidade e Barreiras, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) dentro do Programa de Preparação Olímpica, em Bragança Paulista (SP).

Rafael quer sentir "o clima" do Hayward Field antes das eliminatórias de sua prova, no sábado, dia 16 de julho, descansar da viagem, se acostumar com o fuso horário de quatro horas a menos em relação ao horário de Brasília, com a temperatura local e a alimentação. "Ter um tempinho para se acostumar com todas essas variáveis vai ser importante", disse Rafael. "É uma pista histórica para o atletismo mundial e isso me deixa muito motivado", acrescentou Rafael - nessa pista trabalhou o campeão olímpico dos 800 m Joaquim Cruz, que é o Chefe da Delegação em Eugene - chega nesta terça-feira (12/7).

"Apesar de eu me sentir feliz e empolgado com essa série de metas que venho alcançando prefiro manter os pés no chão para seguir no meu foco, tem um processo, estou no caminho", disse Rafael Pereira. "Tenho a meta de chegar a final do Mundial e daí fazer o meu melhor tempo do ano. Meu objetivo nos três tiros, eliminatórias, semifinal e final é chegar entre os três primeiros", acrescentou. Disse que competir a Olimpíada de Tóquio e fazer as temporadas europeias indoor e outdoor este ano levou a um amadurecimento necessário.

Com Rafael viajaram também Gabriel Constantino (Equipe Medex-RJ), vice-campeão do Troféu Brasil com 13.23, e Eduardo de Deus (CT Maranhão-MA), terceiro na competição nacional, com 13.27 - foi o último torneio dos três. Bateram o recorde do campeonato de 13.34, que era de Matheus Inocêncio, desde 2005, e ratificaram o índice de 13.32 da World Athletics para o Mundial. Esta é sem dúvida a melhor geração do Brasil na prova.

O velocista Derick Silva que também seguiu com o grupo lembrou "que o revezamento 4x100 m do Brasil é um dos mais fortes e a expectativa é alta para o Mundial". Disse que o camping de treinamentos encerrado sexta-feira (8/7), em Bragança Paulista, foi ótimo, o que faz a confiança do grupo aumentar. "Ajeitamos todas as passagens e nossa expectativa está muito lá em cima." Derick e Rodrigo do Nascimento integraram o revezamento 4x100 m campeão mundial em Yokohama, em 2019.

Viajaram neste primeiro grupo, saindo de São Paulo e de outros destinos, os atletas Derick Silva, Eduardo de Deus, Erik Cardoso, Felipe Bardi, Gabriel Constantino, Gabriele Sousa dos Santos, José Márcio Leão, Lívia Avancini, Lucas da Silva Carvalho, Lucas Mazzo, Mahau Suguimati, Maria Victória Sena, Matheus Correa, Rafael Pereira, Rodrigo do Nascimento, Samory Uiki, Simone Ferraz, Tabata Vitorino de Carvalho, Tatiane Raquel da Silva, Thiago Moura, Tiffani Marinho, Vitor Hugo de Miranda, Vitória Rosa e Wellington Morais.

Já estão no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista, Alison dos Santos (400 m com barreiras) e Thiago Braz (salto com vara). Do Porto, em Portugal, viajou Paulo Roberto Paula (maratona).

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar