Pequeno grupo de manifestantes protesta contra a candidatura de Sapporo para sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2030

 

No domingo (12), um pequeno grupo de manifestantes concentrados no centro de Tóquio, protestou contra a candidatura de Sapporo para receber os Jogos Olímpicos de Inverno em 2030.

O grupo com cerca de 50 pessoas apresentava faixas com os dizeres “Sem Olímpiadas”.

Recentemente o pedido de um referendo público sobre Sapporo 2030 foi rejeitado pelo poder legislativo da cidade, alegando que foram feitas recentes pesquisas e que o apoio a candidatura é de 52%.

“Vai custar muito”, disse Yuki Kubo, morador da cidade após o protesto. “As pessoas estão tendo dificuldade em ganhar a vida. Não é hora de desperdiçar dinheiro com as Olímpiadas”.

Estima-se que o custo dos Jogos seria em torno 2,6 bilhões de dólares (mais de 13 bilhões de reais).

O recente custo de Tóquio 2020 de 13,6 bilhões de dólares (mais de 68 bilhões de reais), custando o dobro do que a estimativa inicial, impacta na aceitação na candidatura de Sapporo 2030.

“Tóquio está sobrecarregado com uma grande dívida que temos que pagar e, portanto as Olímpiadas estão longe de terminar”, disse a manifestante Misako Ichimura.

É bem provável que Sapporo siga em frente com sua candidatura que conta com o apoio do partido que governa o pais, e de interesses comerciais.

A expectativa é que o COI anuncie a cidade anfitriã em maio 2023 em reunião a ser realizada em Mumbai, Índia.

Foto: AP Photo/ Yuri Kageyama

Postar um comentário

To Top