Partido japonês propõe referendo para aprovação da candidatura de Sapporo para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030


Uma portaria proposta pelo Partido Comunista Japonês propôs  um referendo público para aprovação da candidatura de Sapporo para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030.

O partido levará esse assunto em assembleia e se baseia nos resultados ruins da pesquisa oficial realizada neste ano, onde demonstrou que 52% das pessoas de determinadas regiões são a favor de Sapporo realizar a competição.

A expectativa é que a proposta seja rejeitada, visto que o Partido Liberal Democrata, hoje no poder, se opõe ao referendo, pois acredita que ele visa eleitores mais velhos, enquanto a pesquisa que supostamente gerou aprovação apertada em relação a opinião dos moradores foi feita para gerações mais jovens.

Apesar do governo japonês afirmar que a candidatura conta com apoio popular, ativistas contrários a candidatura estão se unindo para organizar uma manifestação marcada para o dia 12 de junho.

“Deveria haver pelo menos um referendo, mas a cidade não tem planos de fazê-lo”, disse membro do grupo ativista.

“Mesmo que haja muitas vozes de oposição, parece que eles vão prosseguir com a candidatura”.

“O custo das Olímpiadas em Sapporo é, por cidadão (incluindo crianças), estimado em 12 mil dólares (pouco menos de 60 mil reais)”.

“Existem vários problemas além do dinheiro”.

“Pessoas que pensam que Sapporo não precisa das Olímpiadas, pessoas que têm dúvidas sobre a cidade de Sapporo, se reúnem”.

Também foi criada uma petição pedindo ao governo que realize um referendo para avaliar o apoio público à candidatura de Sapporo”.

Foto: Kyodo News

Postar um comentário

To Top