“O objetivo do COB é ter excelência em suas ações e esta parceria com Saint-Ouen será fundamental para nós. Montaremos aqui nossa principal base de apoio e ofereceremos serviços exclusivos para a delegação brasileira daqui a dois anos. Tenho certeza de que essa será uma troca de experiências enriquecedora para os dois lados”, afirmou Paulo Wanderley, que assinou o termo de parceria ao lado do prefeito e de dez crianças da Escola Petit Prince, uma das instalações do COB em Saint-Ouen.
A proximidade de Paris foi determinante. São apenas dois quilômetros até a Vila Olímpica. Meia hora de caminhada até o Stade de France e 25 minutos de carro para chegar à Torre Eiffel. Em Saint-Ouen, o COB terá cinco instalações à disposição, a apenas 600 metros da Vila Olímpica, em Saint-Denis: Château Saint-Ouen, Escola Petit Prince; Parque das Docas, Ginásio das Docas e Serra Wangari. Cada um desses locais oferecerá serviços específicos no período dos Jogos.
Monumento histórico e símbolo da cidade, o Château Saint-Ouen pode acomodar serviços médicos, preparação mental, áreas operacionais e alimentação brasileira, além de ser o ponto de encontro dos atletas com seus amigos e familiares. Função similar terá a Escola Petit Prince, base de apoio voltada à performance esportiva.
O COB pagará cerca de R$ 1,2 milhão de reais para utilização das instalações. O custo será dividido com a prefeitura local, que arcará com outros R$ 1,2 milhão. Em troca, o Brasil realizará ações com a comunidade, promovendo o esporte no local nestes próximos dois anos. O COB já assinou nesta quinta (16) o termo de parceria com a cidade de Saint-Ouen e o contrato será firmado após assembleia local, no dia 27.
Além de Saint-Ouen, o COB oferecerá bases de apoio às modalidades esportivas cujas competições serão reJealizadas fora de Paris. São os casos da vela, em Marselha; do handebol, em Lille; do remo e da canoagem, em Seine-et-Marne; e do surfe, no Taiti.
Até os Jogos Olímpicos o COB dará continuidade também à parceria firmada em julho de 2020 com a cidade de Rio Maior, em Portugal. Este ano, por exemplo, o centro de treinamento receberá atletas de natação, handebol, atletismo, triatlo e vôlei.
Foto: Divulgação
0 Comentários