Brasil ganha três bronzes no wrestling feminino e chega a sete vagas para os Jogos Pan-Americanos


Giullia Penalber, Laís Nunes e Grabriela Rocha conquistaram neste sábado medalhas de bronze no Campeonato Pan-Americano de wrestling, que está sendo disputado em Acapulco, no México. Além de subir no pódio, as atletas garantiram mais três vagas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Com isso, o país já tem sete categorias classificadas para a competição.

Bicampeã pan-americana da categoria até 57 kg do estilo livre feminino, Giullia Penalber viu ruir o sonho do tri logo na luta de estreia em que foi derrotada pela cubana Yaynelis Verdecia por 12 a 10 nas quartas de final. A brasileira, no entanto, não baixou a cabeça e voltou com tudo na repescagem, derrotando a dominicana Maria de la Rosa por 10 a 0 para se classificar para a disputa do bronze.

Na decisão do terceiro lugar, Giullia Penalber enfrentou a americana Cameron Guerin e a luta foi muito equilibrada. Depois de um empate em 7 a 7, a brasileira ficou com a vitória no critério do desempate do último ponto marcado.

Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Laís Nunes bateu por 12 a 4 a equatoriana Leonela Parraga em sua estreia pelas quartas de final da categoria 62 kg. Na semifinal, no entanto, ela não conseguiu passar ela canadense Ana Paula Godinez, que venceu por 7 a 5.

Na disputa do bronze, Laís Nunes não deu chances para a colombiana Leonela Parraga, venceu por 7 a 0 e assegurou a terceira colocação.

A exemplo do que aconteceu com Giullia Penalber, Grabriela Rocha perdeu a luta de estreia para Soleymi Hernandez, da Venezuela, por 11 a 1, mas se recuperou na repescagem ao vencer por touche a guatemalteca Silvia Gonzalez e faturou o bronze da categoria 68 kg ao bater a canadense Kayla Brodner por 6 a 1.

Além das três medalhistas, outras três atletas representaram o Brasil neste sábado no Campeonato Pan-Americano de wrestling. Kamila Barbosa (50 kg) foi eliminada na estreia pela cubana Yoannia Nunez por 6 a 4. Já Sabina Tapajós (53 kg) venceu por 11 a 0 a peruana Nathaly Huacre, mas parou nas quartas de final, derrotada por 5 a 2 pela dominicana Guillermina Perez. Para completar, Ruthy dos Santos perdeu na primeira luta para Dymond Guilford, dos Estados Unidos, por touche.

Com os resultados deste sábado, o Brasil soma sete medalhas no Campeonato Pan-Americano de wrestling, já que na quinta conquistou prata com Eduard Soghomonyan e Kenedy Pedrosa. Na sexta, Brenda Pereira foi vice-campeã e Joílson Júnior foi bronze.

Foto: Miriam Jeske/COB
Código adsense convertido aqui

Postar um comentário

Bem-vindos ao Surto Olímpico!
Bem-vindos ao Surto Olímpico!
To Top