Copa do Mundo abre temporada da bocha no Brasil e prepara atletas para Mundial


O Rio de Janeiro será sede de uma etapa da Copa do Mundo de Bocha, que tem inicio nesta terça-feira (26) e irá até o dia 2 de maio, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico. 

Ao todo, 218 atletas de 18 países se inscreveram para a competição. Os jogos serão disputados a partir de quarta-feira, 27. Este será o primeiro campeonato da modalidade no Brasil na temporada.

A Copa do Mundo servirá como um "aquecimento" para o Mundial de Bocha em dezembro, quando também o mesmo local na capital fluminense será o palco das disputas. Antes, haverá ainda outra etapa da Copa do Mundo, em Portugal, na metade do ano.

A Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), entidade responsável pela bocha paralímpica no Brasil, divulgou a lista de atletas que representarão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Rio, no último dia 13 de abril (veja mais abaixo).

Os atletas passaram por uma fase de treinamentos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e chegaram ao Rio de Janeiro neste domingo, 24. Nesta segunda-feira, 25, eles fizeram um reconhecimento da arena das disputas.

Para o diretor técnico da ANDE, Leonardo Baideck, este torneio é muito importante para a entdidade, enquanto organizadora de ambos eventos, Copa do Mundo e do Mundial, e também para a Seleção Brasileira, pois será a primeira competição de nível A do ano.

“Estarão presentes países da Europa, Ásia e América, já pensando em pontos para o ranking nessa corrida até o Campeonato Mundial. Então, a gente já começa a medir forças com as maiores potências de bocha do mundo”.

Outra novidade para esta etapa da Copa do Mundo será a obrigatoriedade das bolas sancionadas pela BisFed (Federação Internacional de Bocha), ou seja, as bolas antigas não poderão ser utilizadas.

Confira a lista dos atletas convocados para a Copa do Mundo de bocha 2022 no Rio:

Equipe BC1/BC2:

André Barroso Filho - ADD/MS
Andreza Vitoria de Oliveira - UFPE/PE
Maciel Santos ADMC/SMEL Mogi
Iuri Silva - APARN

Par BC3:

Evelyn Oliveira - SESI/SP
Mateus Carvalho - CDDU/Praia Clube/Uberlândia
Evani Calado - APT/SP

Par BC4:

Eliseu dos Santos - ADFP/PR
Marcelo dos Santos - APP/PR
Ercileide Silva - ADEFU/MG

Foto: Fábio Chey/CPB

Postar um comentário

To Top