Prefeita de Paris questiona sobre participação da Rússia nos Jogos de 2024



A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, está em dúvida sobre a participação da Rússia nos Jogos Olímpicos de 2024, que serão sediados na capital francesa. A declaração foi dada em entrevista ao portal Reuters, publicada neste domingo (20).


" Para mim, os Jogos também fazem parte da geopolítica mundial", declarou a prefeita. Ela ainda falou que a invasão a Ucrânia, tira a Rússia do grupo de países pacíficos. Suas declarações se referem diretamente ao COI (Comitê Olímpico Internacional), que durante os Jogos de Pequim, pediu pela paz em seus discursos, mas repreendeu um atleta ucraniano por fazer um protesto pela paz durante as competições de skeleton.


Devido a invasão ao território ucraniano, a Rússia foi suspensa de diversos eventos e acabou excluída dos Jogos Paralímpicos de Inverno.


A decisão sobre uma participação russa em Paris só pode ser tomada pelo comitê olímpico e por enquanto, o país pode participar e com a sua bandeira, já que a punição por doping acaba no final de 2022.


Como a guerra se iniciou durante o período da trégua olímpica, iniciado na véspera do início das Olimpíadas de Inverno e encerrado ao fim das Paralimpíadas, o COI foi quem sugeriu a suspensão de atletas russos e bielo-russos.

 

Até o momento, a Guerra não se encaminhou para o seu fim, assim como as suspensões.


Foto: Sarah Meyssonier/ Reuters

Postar um comentário

To Top