A Federação Internacional de Esporte Universitários (FISU) anunciou que todos os atletas e oficiais da Rússia e de Belarus não participarão de competições organizadas pela entidade até o final de 2022.
A decisão foi tomada em reunião do Comitê Diretor da FISU em resposta a invasão russa a Ucrânia.
A decisão impedirá que Rússia e Belarus participem dos Jogos Universitários Mundiais de Verão de 2021, que está programado em Chengdu, competição essa adiada no ano passo devido à pandemia do Covid-19.
“O Comitê Diretor da FISU deplorou o sofrimento contínuo na Ucrânia, especialmente entre os civis, e acrescentou sua voz aos apelos internacionais pelo fim das hostilidades”, dizia o comunicado.
“O Comitê Diretor da FISU confirmou que os atletas russos e de Belarus, juntamente com os funcionários da Federação Nacional de Esporte Universitários, não participarão das competições e atividades da FISU até pelo menos o final de 2022”.
“Duas Copas do Mundo Universitárias da FISU na Rússia e um Campeonato Mundial Universitário em Belarus, programados para 2022, foram cancelados anteriormente”.
A Rússia é um país muito tradicional na competição, obtendo o segundo geral no quadro de medalhas na última edição do Mundial organizado pela FISU em Nápoles, conquistando 22 ouros, 24 pratas e 26 bronzes.
A FISU também comunicou que criou um “fundo significativo e dedicado” estabelecido para fornecer à comunidade esportiva universitária da Ucrânia.
Foto: FISU
0 Comentários