FIBA aumenta número de participantes da Copa do Mundo de Basquete feminino



O Conselho Central da FIBA se reuniu na última sexta-feira (25) na Patrick Baumann House of Basketball. Entre os assuntos discutidos, talvez o principal foi a aprovação da ampliação do número de seleções já para a Copa do Mundo feminina de 2026, indo de 12 para 16 participantes. Em 1986, o número de Seleções no torneio era de 12. De 1990 a 2018, foram 16 seleções. E agora na Austrália, em setembro, serão 12, voltando a ter 16 em 2026.

Após a recente revisão do atual sistema de competição feminina e a decisão do Comitê Executivo de implementar uma nova competição que atuará como pré-qualificação para a próxima Copa do Mundo ou para os próximos Jogos Olímpicos, o Conselho Central aprovou a proposta de expansão da FIBA Copa do Mundo de Basquete Feminino 2026 para 16 equipes, e o elenco das Eliminatórias da Copa do Mundo Feminina para 24 equipes classificadas das respectivas Copas Continentais 2025.

Essas decisões estão alinhadas com o objetivo estratégico do Basquete Feminino da FIBA, com o objetivo de conceder um número maior das Federações Nacionais competições internacionais significativas e regulares. O processo de licitação para a edição de 2026 do principal evento feminino será aberto nas próximas semanas.

Vice-presidente da Confederação Brasileira de Basketball e diretora do basquete feminino, Magic Paula falou sobre a decisão da FIBA e sua importância.

- Era o que nós estávamos esperando. Se a gente quer que as outras equipes que estão nesse grupo que não conseguiram se classificar, se desenvolvam, possam crescer, precisávamos ter a chance de ter mais oportunidade. É uma notícia muito feliz para um fim de semana - disse Magic Paula.

Foto: Diuvlgação

Postar um comentário

To Top