O COE (Comitê Olímpico Espanhol) enviou aos governos da Espanha e das províncias da Catalunha e de Aragão, a proposta para a candidatura conjunta dos dois estados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030.
A proposta foi enviada para o Primeiro-ministro Pedro Sanchéz e para os presidentes das duas províncias, com o objetivo de serem aprovadas para enfim começarem as negociações com o COI (Comitê Olímpico Internacional).
No projeto apresentado, a Catalunha receberia o esqui alpino, snowboard, esqui freestyle, a escalada de esqui, que entra no programa em 2026 e o hockey no gelo, com jogos no Palau Saint Jordi.
Já Aragão receberia o biatlo, esqui cross-country, com a patinação artística e de velocidade sendo realizada em Zaragoza e a cidade de Jaca receberia o Curling.
Algumas modalidades como combinado nórdico, salto de esqui, bobsled, skeleton e luge podem ser realizadas fora da Espanha, mas não foi divulgado, qual país receberia as provas.
Desde a eleição de Brisbane para os Jogos de Verão de 2032, o COI exige que as cidades apresentem condições para receber o evento. Se aprovadas, elas entram na disputa pelo direito de sediar o evento. Ainda no mês de março, Madrid desistiu de tentar sediar os Jogos de 2036 e resolveu focar na candidatura pra 2030.
A cidade japonesa de Sapporo é a favorita na disputa. Salt Lake City (USA) e Vancouver (CAN) também querem sediar a edição de 2030.
Foto: Gonzalo Fuentes/ Reuters
0 Comentários