Time finlandês se retira da liga russa de hóquei no gelo após invasão à Ucrânia



O Jokerit HC, time finlandês que disputa a liga russa de hóquei no gelo desde 2014, pediu nesta sexta (25), para se retirar do campeonato, em retaliação a invasão russa à Ucrânia.


Classificada para os playoffs da KHL, a equipe afirmou que é impossível se manter no torneio diante da atual situação. Eles enfrentariam o Spartak Moscou na próxima terça e terminaram na segunda colocação da conferência oeste na temporada regular.


"O mundo vive momentos realmente difíceis. Todos os nossos pensamentos estão com as pessoas que estão sofrendo com essa situação. Esperamos que logo se encontre uma solução pacífica para o conflito", disse o presidente do Jokerit, Jari Kurri.


Indo para os playoffs em todas as temporadas que disputa, a equipe teve sua saída lamentada pelo presidente da liga, Alexei Morozov. 


"Lamentamos muito perder o Jokerit, uma excelente equipe excelente, com um estilo reconhecível. É lamentável que a saída deles se dê não por motivos esportivos e sim políticos.", disse ele.


O Jokerit tinha cinco jogadores na equipe finlandesa medalha de ouro no hóquei masculino em Pequim-2022. Outros cinco foram convocados por seleções de outros países como Canadá e Dinamarca. 


A KHL ainda tem uma equipe da Bielorússia, China, Letônia e Cazaquistão. Os times destes países não se manifestaram, sendo que chineses e bielorrussos são aliados de Putin.


Federação de esqui e snowboard cancela eventos na Rússia


A FIS (Federação Internacional de Esqui e Snowboard) anunciou nesta sexta (25), o cancelamento de etapas da Copa do Mundo de esqui cross e esqui aéreo que seriam realizados neste fim de semana, em Sunny Valley e Yaroslavl, na Rússia.


As duas etapas do circuito de salto com esqui que estavam marcadas para março, além de outra de cross-country, também prevista para o próximo mês, saíram dos planos da federação. Todos os eventos sob cuidado da FISm que seriam na Rússia, estão suspensos até o fim da temporada 2021/22.


Foto: Reprodução/Twitter 

Postar um comentário

To Top