Therese Johaug leva o último ouro do esqui cross-country em Pequim 2022

Therese Johaug nos metros finais da prova já comemorando. Ela esquia enquando carrega a bandeira da noruega com o braço direito

A estrela do esqui cross-country feminino nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 foi Therese Johaug. A atleta da Noruega conquistou as três medalhas de ouro das provas individuais de distance da modalidade. A última delas veio neste domingo (20) nos 30km da largada em massa.

Therese Johaug dominou a prova desde o início. No começo, o pelotão das líderes tinha a norueguesa, além de Jessie Diggins (USA), Ebba Anderson (SWE) e Delphine Claudel (FRA). Na altura dos 9km, Johaug começou a apertar o ritmo e se descolou das adversárias. Na parcial dos 10.4km, a vantagem para Diggins já era de 16 segundos. 

A diferença só foi aumentando e Therese Johaug concluiu a prova em 1:24:54.0. A diferença foi de 1:43 para Jessie Diggins que ficou com a medalha de prata.

O bronze parecia que estava garantido para Ebba Anderson. Faltando 5km, ela tinha 26 segundos de vantagem para a quarta colocada. A sueca não contava era com uma arrancada espetacular de Kerttu Niskanen. A finlandesa teve um ótimo final de prova, ultrapassando Anderson no último quilômetro da prova para conquistar a medalha de bronze.

Com o ouro de Johaug, a Noruega desempatou a batalha contra o Comitê Olímpico Russo no quadro de medalhas da modalidade. Foram 5 ouros para os noruegueses e 4 para os russos. Finlândia, Suécia e Alemanha conquistaram um ouro cada.

Foto de capa:  Kai Pfaffenbach/Reuters

Postar um comentário

To Top