EUA lidera após o primeiro dia da competição por equipes da patinação artística em Pequim 2022

Nathan Chen ajoelhado durante a apresentação

Começou a patinação artística em Pequim 2022. Nesta sexta-feira (4), teve início a disputa da competição por equipes, com os programas curtos masculino e dos pares e da dança rítmica. Após as três primeiras apresentações, a liderança é do time dos Estados Unidos.

No programa curto masculino, o destaque foi Nathan Chen. O estadunidense fez uma das apresentações mais limpas da sua carreira e conseguiu 111.71 pontos, ficando apenas 0.11 atrás do recorde mundial da prova. Com um quádruplo flip, um triplo Axel e uma combinação de quádruplo Lutz com triplo toeloop, Chen teve uma execução excelente na sua prova.

Em segundo lugar no masculino, ficou o japonês Uno Shoma. Ele também fez dois saltos quádruplos e um triplo Axel para receber 105.46 pontos, sua melhor marca pessoal. O russo Mark Kondratiuk, atual campeão europeu, foi o terceiro com 95.81.

Na dança no gelo, os russos Victoria Sinitsina e Nikita Katsalapov, atuais campeões mundiais, eram os favoritos para ficar em primeiro lugar na dança rítmica. Porém, um erro comprometeu a nota da dupla que ficou em segundo lugar no segmento.

Victoria Sinitsina e Nikita Katsalapov apontam o dedo para o ar durante coreografia
Victoria Sinitsina e Nikita Katsalapov se apresentando na dança no gelo - Foto: Toby Melville/Reuters
A primeira posição na dança rítmica foi de Madison Hubbel e Zachary Donohue, dos Estados Unidos. Com um medley de músicas de Janet Jackson, a dupla conseguiu 86.56 pontos, a maior nota dos estadunidenses na carreira na dança rítmica. Eles superaram os russos por três pontos.

Hubbel e Donohue saúdam o público
Hubbel e Donohue com figurinos inspirados no clipe de Rhythm Nation da Janet Jackson - Foto: Toby Melville/Reuters
Nos pares, a primeira posição foi da China. Sui Weijing e Han Cong fizeram uma ótima apresentação no programa curto ao som da trilha sonora do filme Missão Impossível e quebraram o recorde mundial com 82.83 pontos. 

Os russos  Anastasia Mishina e Aleksandr Galliamov ficaram na cola dos chineses. A dupla fez uma ótima apresentação e ficou apenas alguns décimos atrás dos chineses, com 82.64 pontos.

A classificação da disputa por equipes é definida pela posição dos países em cada segmento da disputa, com os primeiros colocados recebendo 10 pontos, diminuindo um ponto por posição. Com 28 pontos, os Estados Unidos estão na liderança. 

Classificação parcial - patinação artística por equipes:
1. Estados Unidos 28
2. Comitê Olímpico Russo 26
3. China 21
4. Japão 20
5. Itália 18
6. Canadá 16
7. Geórgia 15
8. República Tcheca 12
9. Ucrânia 4*
10. Alemanha 3*

*Ucrânia e Alemanha competiram desfalcadas por casos de covid-19 na equipe. Os ucrânianos no masculino e os alemães nos pares não competiram nesses segmentos específicos ficando com zero pontos nessas provas.
Foto de capa: David Philip/AP

Postar um comentário

To Top