Comitê Olímpico Russo e Finlândia fazem a grande final do Hóquei no gelo masculino


Definidos os finalistas do Hóquei no gelo masculino em Pequim. O Comitê Olímpico Russo (ROC) e a Finlândia vão disputar o ouro olímpico. Enquanto os russos buscam conquistar a décima medalha - se juntar a União Soviética, CEI, Rússia e ROC - os finlandeses buscam o seu primeiro ouro após duas pratas e quatro bronzes.


Suécia e ROC fizeram um jogo de poucos gols, mas eletrizante, onde os goleiros brilharam para segurar os ataques . Anton Shepyschev abriu o placar os russos no início do segundo período e os suecos conseguiram o empate com Anton Lander no último período. 


Após uma prorrogação sem gols, a partida foi decidida nos shotouts. E após as cinco rodadas de "pênaltis" para cada, a disputa ficou empatada por 2 a 2 e foi para as cobranças alternadas, onde somente na oitava cobrança de Arseni Gritsyuk venceu o goleiro e deu a vitória aos russos por 2 a 1 - quando tem disputa de shotouts, é dado um gol para o vencedor da disputa -  e vai disputar o bi olímpico no hóquei.  


E os russos vão enfrenta a Finlândia, que  enfrentou a sensação Eslováquia dos jovens Nemec e Slafkovsky e sem dar chances ao azar, venceu por 2 a 0 em um jogo bem disputado. Sakkari Mannimen no primeiro período e Herri Pesonen no fim do último período, quando a Eslováquia partiu para o tudo ou nada e tirou o goleiro para por mais um jogador de linha, fizeram os gols. 


Esta é a segunda final olímpica que a Finlândia disputa - Em Calgary 88, a Finlândia foi prata, mas na época as medalhas eram decididas em um quadrangular final - com a primeira sendo em 2006, perdendo para a Suécia por 3 a 2.


Suécia e  Eslováquia se enfrentam pelo bronze no dia 19 e Finlândia e ROC duelam pelo ouro no dia 20. 


Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Postar um comentário

To Top