Com recorde mundial, Nathan Chen fica em primeiro lugar no programa curto masculino em Pequim


Começou uma das disputas mais aguardadas dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022: a competição masculina da patinação artística. Nesta segunda (8), Nathan Chen, dos Estados Unidos, ficou na frente após o programa curto, com 113.97 pontos, um novo recorde mundial.

A expectativa indo para Pequim era de uma batalha entre Nathan Chen dos EUA, atual tricampeão do mundo, e Hanyu Yuzuru do Japão, ouro nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos. E foi Chen quem saiu na frente após o programa curto.

Com um quádruplo flip, um triplo Axel e um combo de quádruplo Lutz com triplo toeloop e uma performance excelente no geral, Nathan Chen conseguiu 113.97 pontos na sua apresentação. A marca é o novo recorde mundial do programa curto, superando em dois pontos a marca anterior que era de Hanyu Yuzuru.

O "príncipe" japonês não conseguiu fazer todos os elementos planejados na sua apresentação. Hanyu refugou em uma tentativa de um quádruplo Salchow, fazendo apenas uma rotação no ar e perdendo o valor do salto na sua nota. O atual campeão olímpico conseguiu 95.15 pontos.

Hanyu se apresentando em Pequim - Foto: Chang W Lee/NYT
Mesmo com seu principal patinador tendo problemas, o Japão está forte na briga pelo ouro com seus outros representantes. Kagiyama Yuma fez uma apresentação excelente ao som de "When you're smiling" de Michael Buble. Com dois quádruplos e uma ótima interpretação da música, o japonês conseguiu 108.12, sua melhor marca pessoal, ficando em segundo lugar no programa curto.

Kagiyama Yuma do Japão - Foto: Davi Phillip/AP
Quem também fez a melhor pontuação da carreira foi Uno Shoma. O japonês ficou em terceiro lugar com 105.90 pontos.

Um marco histórico na prova veio na apresentação do mexicano Donovan Carrillo. Ao som de músicas de Carlos Santana, Carrillo conseguiu 79.69 pontos. O patinador ficou em 19º lugar sendo o primeiro latino-americano a avançar para o programa longo masculino em Jogos Olímpicos.

Donovan Carrillo ao fim do seu programa curto - Foto: Chan W Lee/NYT
Foto de capa: David Phillip/AP Photo

Postar um comentário

To Top