Com Copa Davis no Rio, Centro Olímpico de Tênis é remodelado com quadra de saibro


Uma grande operação foi realizada no Centro Olímpico de Tênis, no Rio de Janeiro, para receber o confronto entre Brasil e Alemanha pela Copa Davis, nos dias 4 e 5 de março. No lugar do piso rápido, foi montada uma quadra de saibro pela primeira vez no palco que recebeu os Jogos Olímpicos do Rio. A montagem, que teve início no início de fevereiro, já está na reta final.

Localizada no Parque Olímpico da Barra, a quadra central Maria Esther Bueno foi modificada para se adaptar às condições apontadas como ideais pelo Time Brasil BRB para enfrentar os alemães. Na operação foram utilizadas 300 toneladas de saibro, duas toneladas de pó de tijolo e mais de 300 folhas de compensado, além de 145 metros de fita para demarcar as linhas.

"Já estamos nos ajustes finais para deixar a quadra pronta para este confronto. Realmente, é uma grande mudança, e ficamos muito felizes de poder fazer isso, usando toda a estrutura do Parque Olímpico para um evento deste porte, como é a Copa Davis. Já tinhamos montado uma quadra de saibro em um local coberto para a Copa Davis em Uberlândia, e agora foi o primeiro desafio em um local aberto. A expectativa é muito grande para realizarmos aqui o maior evento de tênis desde a Rio-2016", destaca Eduardo Frick, gerente de esportes e eventos da Confederação Brasileira de Tênis.

"Esse evento tão importante que retorna ao calendário esportivo do Estado é uma grande notícia. É fundamental destacar o trabalho realizado pela CBT, o apoio do governador Cláudio Castro, da Secretaria Especial do Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e de todos que incentivam o tênis no país. Tenho certeza que o Rio de Janeiro será palco de uma inesquecível competição e a Cidade Maravilhosa será pé-quente", acrescenta Mauro Farias, presidente da Associação Tênis RJ.

O Brasil voltará a jogar na Copa Davis 20 anos após a última exibição na capital carioca. Será o retorno da equipe para um local que traz boas lembranças para o tênis brasileiro e também a oportunidade de promover um confronto da Copa do Mundo do Tênis no Parque Olímpico da Barra, palco que foi construído para a realização dos Jogos Olímpicos Rio-2016.

Entre as vitórias brasileiras no Rio de Janeiro, uma merece menção especial. Em 1992, ano em que terminou com uma de suas melhores campanhas no torneio, o Brasil recebeu a Alemanha na primeira rodada. Comandada pelo capitão Paulo Cleto e com Jaime Oncins atravessando uma de suas melhores fases na carreira, a equipe superou os europeus por 3 partidas a 1. Atualmente, Jaime Oncins é o capitão do Brasil na Copa Davis.

Foto: CBT/Divulgação

Postar um comentário

To Top