Atletas de diversas modalidades do esporte ucraniano, enviaram neste domingo (27) ao Comitê Olímpico Internacional (COI), uma carta pedindo a suspensão imediata de Rússia e Belarus, o que afetaria diretamente a Paralimpíada de Inverno, com início na próxima sexta (4).
A carta é bem clara e diz a entidade máxima do movimento olímpico, que não tomar atitude é sucumbir aos interesses russos. Ela também fala da união da comunidade olímpica ucraniana, cita que há atletas tendo que procurar abrigos anti-aéreos e pede unidade do COI e do IPC (Comitê Paralímpico Internacional) para se solidarizar com a Ucrânia.
Mais cedo, o IPC afirmou que irá tomar uma decisão sobre a participação dos atletas russos na Paralimpíada, no dia 2, na quarta feira.
Assinaram a carta, atletas do skeleton, bobsled, luge, natação, tênis, ginástica, biatlo, esgrima, wrestling, boxe, esqui e ciclismo. O documento contou com apoio de instituições de outros países e de alguns atletas russos.
Leia um trecho da carta:
"Se o COI e o IPC se recusam a tomar medidas imediatas, você está claramente incentivando a Rússia e a Bielorrússia a violar a lei internacional e sua própria carta. Sua falha em reagir emite uma mensagem a todos os atletas e ao mundo, indicando que você está escolhendo a favor dos interesses russos e bielorrussos, e não a favor dos atletas. Suas ações hoje serão seu legado. Não se engane, os atletas ucranianos estão unidos neste chamado e tem sido um grande desafio falar com eles enquanto procuram garantir sua segurança em abrigos antiaéreos".
Global Athlete has been asked by the Ukrainian Athletes to release this open letter to the #IOC and #IPC.
— Global Athlete (@GlobalAthleteHQ) February 27, 2022
Olympians and Paralympians that would like to add your name to this letter please email: hello@globalathlete.org@heraskevych pic.twitter.com/50FQof35ON
Foto: Divulgação/ Comitê Olímpico Ucraniano
0 Comentários