Rafaela Silva conquista o ouro no primeiro Grand Prix pós-doping

Rafaela Silva comemora vitória no Grand Prix de Portugal



Campeã olímpica na Rio-2016 e recém saída de uma suspensão de dois anos por doping, Rafaela Silva (-57kg) conquistou nesta sexta (28) o Grand Prix de Portugal, sua primeira medalha e título internacional após o seu retorno ao tatame. Ela venceu na final a neerlandesa Pleuni Cornelisse com um Ippon com um minuto e dez segundos de luta. 

Confira a luta no vídeo abaixo:


Após o seu retorno em outubro de 2021, a judoca venceu o Campeonato Brasileiro e o Mundial Militar, mas esta foi sua primeira conquista internacional na disputa olímpica desde a prata do Pan de Lima-2019, que acabou retirada devido o teste positivo para o uso de Fenoterol.


Rafaela venceu a primeira luta contra Evelyne Tschopp (SUI) por Ippon e depois eliminou Vera Zemanova (CZE) e Park Eunsong (KOR) com um waza-ari no Golden Score. Após a semifinal, a brasileira se emocionou (foto acima).

 

A estreante em Grand Prix, Amanda Lima (-48kg) venceu a portuguesa Inês Ribeiro e a sérvia Andrea Stojadinov com um waza-ari, mas acabou perdendo para a francesa Lea Beres por ippon nas quartas de final, tendo que disputar a repescagem.


Na repescagem, ela foi derrotada pela neerlandesa Amber Gersjes com um waza-ari.  


Outras duas brasileiras entraram no tatame neste primeiro dia, Yasmin Lima, da categoria até 52kg, venceu a romena Alexandra Pop na primeira fase e perdeu por Ippon para a belga Amber Ryehul na segunda fase. Na mesma categoria de Rafaela, Jéssica Lima foi eliminada na primeira luta pela coreana Kim Jaeryeong. 


O país teve apenas um representante no masculino nesta sexta, Allan Kuwabara (-60kg), que foi eliminado na primeira fase após três shidôs contra o azeri Rovshan Alyiev.


Neste sábado, o país terá a presença do medalhista de bronze em Tóquio, Daniel Cargnin, agora na categoria 73kg e mais quatro judocas. São eles, Julio Koda Filho (73kg), Guilherme Schimidt (81kg), Alexia Castilhos (63kg) e Maria Portela (70kg). As eliminatórias começam às 08h e as finais são às 14h, ambas com transmissão do canal da IJF no Youtube.


Foto: Gabriela Sabau/ IJF


Postar um comentário

To Top