21 vezes Rafael Nadal! O espanhol alcançou neste domingo (30), a marca de 21 Grand Slams conquistados na carreira, o primeiro a passar dos 20 majors. O título veio após uma virada épica em cima do número dois do mundo, o russo Dimitri Medvedev por 3 a 2.
O espanhol tem no total 13 títulos de Roland Garros, 2 torneios de Wimbledon, 4 US Open e agora 2 Australian Open. Além disso, ele se tornou o sexto atleta a vencer um Grand Slam, após sair perdendo o jogo por 2 x 0.
A final durou 5h24, a segunda mais longa da história, perdendo para a final de 2012, com o mesmo Nadal. O tempo não foi problema para o público, que fez a festa na Rod Laver Arena.
Após a deportação de Novak Djokovic, Medvedev era o melhor ranqueado no torneio e chegou como favorito, porém isso não adiantou contra o espanhol.
Em setembro, Nadal estava machucado e de muletas. Em dezembro, Nadal pegou Covid-19 e não conseguiu se preparar bem o suficiente para o torneio, mas ele se superou e fez uma campanha sublime para que a história pudesse consagrá-lo.
O jogo
O primeiro set teve um começo lá e cá, mas após a quebra de saque de Medvedev no quinto game, quando a parcial estava 2 a 2, deixou o set nas mãos do russo, que fechou em 6 a 2.
Nadal abriu 4 a 1 no segundo set, mas o russo reagiu bem e quebrou duas vezes o serviço do espanhol, levando a parcial para o tie-break. No desempate, Medvedev venceu por 7 a 5.
Blink and you'll miss it ⚡️
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 30, 2022
🎥: @wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis @Kia_Worldwide • #Kia • #MovementThatInspires • #AusOpen • @RafaelNadal pic.twitter.com/IhcHIgoM5D
O terceiro e quarto set foram muito parecidos, em ambos o russo teve oportunidades de dominar o jogo, mas sofreu com o cansaço físico e a gana de Nadal, que não desistia. Durante as duas parciais. Medvedev cometeu erros bobos e provocava a torcida, em ambas perdendo por 6/4.
No desempate, o equilíbrio começou dando o tom, com a primeira oportunidade de quebra aparecendo no quinto game e sendo muito bem aproveitada por Nadal. O espanhol ainda abriu 4 a 2 no game seguinte, que durou 14 minutos.
Com o jogo em 5 a 3, Medvedev sacou pela sua sobrevivência, mas deixou o espanhol no jogo com erro duplo e precisou contar com dois contra-ataques para diminuir o placar, levando a decisão para o décimo game, com serviço de Nadal.
O espanhol abriu 30 a 0, mas deixou Medvedev virar e a parcial ficou empatada, prolongando a decisão. Nadal quebrou o serviço no game seguinte e teve mais uma oportunidade de sacar para o campeonato.
Com direito a um ace, ele aproveitou desta vez e se consagrou na história do tênis mundial.
Another chapter is written 🏆@RafaelNadal defeats Daniil Medvedev 2-6 6-7(5) 6-4 6-4 7-5 to win his second #AusOpen title in an epic lasting five hours and 24 minutes.
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 30, 2022
⁰
🎥: @wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis #AO2022 pic.twitter.com/OlMvhlGe6r
Foto: Divulgação/ Australian Open
0 Comentários