Rafael Nadal vira de forma épica e é o primeiro tenista a vencer 21 Majors na história

De roxo, Rafael Nadal vibra com o punho fechado e gritando, após conquistar um ponto na final do Australian Open

21 vezes Rafael Nadal! O espanhol alcançou neste domingo (30), a marca de 21 Grand Slams conquistados na carreira, o primeiro a passar dos 20 majors. O título veio após uma virada épica em cima do número dois do mundo, o russo Dimitri Medvedev por 3 a 2.


O espanhol tem no total 13 títulos de Roland Garros, 2 torneios de Wimbledon, 4 US Open e agora 2 Australian Open. Além disso, ele se tornou o sexto atleta a vencer um Grand Slam, após sair perdendo o jogo por 2 x 0.


A final durou 5h24, a segunda mais longa da história, perdendo para a final de 2012, com o mesmo Nadal. O tempo não foi problema para o público, que fez a festa na Rod Laver Arena.


Após a deportação de Novak Djokovic, Medvedev era o melhor ranqueado no torneio e chegou como favorito, porém isso não adiantou contra o espanhol.


Em setembro, Nadal estava machucado e de muletas. Em dezembro, Nadal pegou Covid-19 e não conseguiu se preparar bem o suficiente para o torneio, mas ele se superou e fez uma campanha sublime para que a história pudesse consagrá-lo.


O jogo

O primeiro set teve um começo lá e cá, mas após a quebra de saque de Medvedev no quinto game, quando a parcial estava 2 a 2, deixou o set nas mãos do russo, que fechou em 6 a 2.


Nadal abriu 4 a 1 no segundo set, mas o russo reagiu bem e quebrou duas vezes o serviço do espanhol, levando a parcial para o tie-break. No desempate, Medvedev venceu por 7 a 5.


O terceiro e quarto set foram muito parecidos, em ambos o russo teve oportunidades de dominar o jogo, mas sofreu com o cansaço físico e a gana de Nadal, que não desistia. Durante as duas parciais. Medvedev cometeu erros bobos e provocava a torcida, em ambas perdendo por 6/4.


No desempate, o equilíbrio começou dando o tom, com a primeira oportunidade de quebra aparecendo no quinto game e sendo muito bem aproveitada por Nadal. O espanhol ainda abriu 4 a 2 no game seguinte, que durou 14 minutos.


Com o jogo em 5 a 3, Medvedev sacou pela sua sobrevivência, mas deixou o espanhol no jogo com erro duplo e precisou contar com dois contra-ataques para diminuir o placar, levando a decisão para o décimo game, com serviço de Nadal.


O espanhol abriu 30 a 0, mas deixou Medvedev virar e a parcial ficou empatada, prolongando a decisão. Nadal quebrou o serviço no game seguinte e teve mais uma oportunidade de sacar para o campeonato.


Com direito a um ace, ele aproveitou desta vez e se consagrou na história do tênis mundial.


Foto: Divulgação/ Australian Open



Postar um comentário

To Top