Pesquisa diz que maioria apoia a candidatura de Pirineus - Barcelona para receber os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030


Pesquisa realizada pela Agência Catalã de Notícias com 1.506 pessoas em toda Catalunha, revelaram que 68% dos entrevistados acreditam que a região basca receber os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 irá beneficiar a região. 

Os que apoiam a candidatura apontaram que a competição ajudaria a desenvolver novas infraestruturas, aumento de turismo e criação de novos empregos, em contrapartida, 20% dos entrevistados são totalmente contra a candidatura.

Os resultados foram revelados em um momento que as autoridades da região basca estão planejando um referendo na primavera para determinar se a candidatura para ser sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030 avançará. O referendo será realizado em 77 municípios com cerca de 60.000 eleitores nos Pirineus, região onde boa parte das modalidades serão disputadas.

A cidade de Barcelona, apesar dos apelos da prefeita Ada Colau, não participará do referendo, mesmo sendo um local que em tese receberia competições.

Grupos de oposição a realização da competição em Pirineus - Barcelona, vem apelando pelo referendo e pelo cancelamento da candidatura, alegando preocupações com os custos das instalações e de potencial legado de “elefantes brancos” e existem temores com o impacto ambiental e falta de neve devido às mudanças climáticas.

Se a candidatura da região da Catalunha ganhar apoio popular, disputará a atenção do Comitê Olímpico Internacional (COI) com as cidades de Sapporo no Japão, Salt Lake City nos Estados Unidos, Vancouver-Whistler no Canadá e com a  Ucrânia, que são possíveis postulantes a sediar a competição em 2030.

O COI não estabeleceu um cronograma para eleição da cidade-sede dos Jogos de Inverno de 2030 e pode nomear um vencedor quando encontrar um anfitrião adequado.

Foto: Markku Ulande

Postar um comentário

To Top