Últimas Notícias

Esgrimistas do Brasil participam de competições na Europa no final de semana


Uma enxurrada de competições internacionais com Brasil na pista. É dessa forma que será o final de semana da esgrima brasileira. A partir desta sexta-feira (14), 17 atletas do Brasil – desde estrelas nacionais a jovens promessas – estarão envolvidos em cinco competições simultâneas em torneios pela Europa, os quais incluem edições da Copa do Mundo de Florete e Sabre e um Circuito Cadete Europeu de Espada. Todos os campeonatos se encerram no domingo (16).

No florete feminino, Bia Bulcão, Talia Calazans e Rafaella Gomes estão em Poznan, na Polônia, para competirem individual e coletivamente na Copa do Mundo da arma. A primeira fez uma boa participação no último desafio que teve em pista na Copa do Mundo, disputada em Saint-Maur, na França, em que passou da pule e alcançou o quadro de 64.

“É uma competição diferente, pois muitos vieram de uma pausa por conta do período de festas. Estou com pensamento em jogar, aproveitar o meu momento em pista e poder fazer o meu melhor. Vou com a mesma ideia que tive na prova de Saint-Maur, vou buscar estar com o mesmo sentimento e sensação de combate de lá. É o que estou querendo”, garantiu a brasileira.

Por outro lado, a Copa do Mundo de Florete masculino vai ser jogada em Paris, capital francesa. O torneio vai ter a presença do brasileiro que esteve na Olimpíada de Tóquio, no ano passado: Guilherme Toldo. O atleta, que terá a companhia de Henrique Marques, Kevin Lima e Paulo Morais, comemorou a realização do evento e diz que sente bem para as provas que terá na França.

“Vai ser uma competição legal, a primeira do ano no retorno às disputas internacionais. Infelizmente, cancelaram dois eventos do florete masculino, então, vai ser um momento bem interessante de voltar às pistas”, falou Toldo.

“Estou me sentindo bem, já voltei a fazer uma preparação forte depois da Olimpíada. Como todo início de ciclo, há mudanças e renovações, foi o que fiz no meu programa. O campeonato vai ser o meu primeiro teste. Estou confiante”, completou.

Assim como no florete, o sabre também terá disputas individuais e por equipes e os dois naipes contemplados, entretanto a sede será a mesma para os dois gêneros: Tbilisi, na Geórgia. No feminino, o Brasil será representado por Pietra Chierighini – que vem de uma prata nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Cali, na Colômbia, conquistada no mês passado -, Giulia Gasparin, Luiza Lee, Luana Pekelman e Karina Trois.

No masculino, o país contará com Henrique Garrigós, Enrico Pezzi e Bruno Pekelman. Este último contou que a sua preparação para a prova começou com o período de descanso que teve no final do ano. Após o réveillon, o atleta já se encaminhou para a Geórgia para realizar um estágio de treinamento na cidade-sede da Copa do Mundo de Sabre.

“O ano de 2021 foi muito intenso, então, no período entre o Natal e o Ano Novo, decidi descansar para poder começar 2022 com mais qualidade. Logo no início de janeiro, viajei para a Geórgia para participar de um estágio de treinamento com atletas de diversos países. Sem dúvidas, foi uma semana intensa, mas que me proporcionou boas experiências para a Copa do Mundo”, contou Bruno Pekelman.

O esgrimista admitiu que ainda se sente um atleta em evolução e que seu objetivo maior é ficar no Top 64 do torneio: “Ainda me considero em desenvolvimento no circuito internacional. Meu objetivo para as Copas do Mundo neste ano é me classificar entre os 64 melhores da prova. O processo de evolução na esgrima é lento, mas sempre procuro me manter otimista e subir um degrau de cada vez”.

O Brasil também terá atletas das categorias de base em ação. Em Bratislava, na Eslováquia, Daniel Coste e Ginevra Giordano – que fez uma boa Copa do Mundo Júnior de Espada na semana passada em Udine, na Itália – vão para a disputa do Circuito Cadete Europeu de espada.

Foto: Augusto Bizzi/FIE

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar