Conhecidos os esgrimistas brasileiros que disputarão competições internacionais em fevereiro

Bia Bulcão uniformizada para o confronto

A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) divulgou, no último dia 7, a lista dos atletas relacionados para as competições internacionais, que acontecerão no próximo mês. Ao todo, oito competições das três armas contarão com a participação de brasileiros, sendo sete edições de Copa do Mundo e uma de Grand Prix.

O primeiro torneio de fevereiro com a presença de esgrimistas do Brasil vai ser o Grand Prix de Florete, que terá como sede a cidade de Turin, na Itália. Para o torneio, que ocorrerá entre os dias 4 e 6, foram convocados Guilherme Toldo e Bia Bulcão. Eles serão acompanhados pelos treinadores Ricardo Ferrazzi e Alessandra Nucci.

Entre 25 e 27 de fevereiro, duas edições de Copas do Mundo de Florete acontecerão em simultâneo: a de Acapulco, no México (feminina), e a do Cairo, no Egito (masculina). Para a primeira, Bia Bulcão foi mais uma vez chamada. Além dela, estarão no campeonato as atletas, Mariana Pistoia e Talia Calazans, e a treinadora, Alessandra Nucci. Todas elas estarão envolvidas nos torneios individuais e por equipes.

Para o evento no continente africano, foram convocados três esgrimistas, que também representarão o Brasil individual e coletivamente. Guilherme Toldo, Paulo Morais e Ricardo Pacheco vão à pista, supervisionados pelo técnico Ricardo Ferrazzi.

A espada é a arma com maior quantidade de eventos com brasileiros, totalizando quatro competições. O primeiro desafio do Brasil acontecerá na Rússia, na cidade de Sochi, entre 11 e 13 de fevereiro. No torneio individual e por equipes, vão jogar: Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert e Fabrizio Lazzarotto (o treinador chamado foi Fillippo Lombardo). O mesmo grupo defenderá o país na Copa do Mundo, em Heidenheim, na Alemanha, de 24 a 26 de fevereiro.

No feminino, também serão dois compromissos. Nathalie Moellhausen, Victória Vizeu e Renata Zettermann vão para a disputa da Copa do Mundo de Barcelona, na Espanha, entre 11 e 13 de fevereiro, no torneio de simples e coletivo. Ao final do mês, elas – com a substituição de Renata por Tabea Alves – desembarcarão em Sochi, para jogar a edição russa a partir do dia 25. Athos Schwantes será o responsável pelos grupos nos dois campeonatos.

O sabre vai ter apenas um torneio com inscrição de atletas do Brasil. Entre os dias 18 e 20 do próximo mês, Bruno Pekelman, Enrico Pezzi e Henrique Garrigós se encontrarão em Varsóvia, na Polônia, para participarem da Copa do Mundo da arma (individual e por equipes). O treinador que irá acompanhá-los será Alkhas Lakerbai.

Foto: FIE/Augusto Bizzi

0 Comentários