Abertura de Pequim 2022 terá 100 minutos de duração

Fogos de artifício no lado de fora do Estádio Olímpico de Pequim

Daqui 27 dias será realizada a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. Nos Jogos de Verão de 2008, os chineses entregaram uma das melhores cerimônias olímpicas da história e o diretor daquela abertura, Zhang Yimou, novamente será o responsável pela festa de inauguração dos Jogos.

Em entrevista a agência de notícias Xinhua, Zhang comentou sobre a Cerimônia de Pequim 2022. De acordo com o diretor, a Cerimônia será mais simples e curta, devido à pandemia de Covid-19. "Nós sabemos que não podemos repetir Pequim 2008, então estamos trabalhando para fazer diferente. Estamos em uma época distinta e a perspectiva do público também mudou", afrimou.

Percussionistam tocam tambor tradicional chinês na abertura dos Jogos Olímpicos Pequim 2008
Trecho da abertura de Pequim 2008 - Foto: Alamy

Simples, seguro e esplêndido

Por causa das restrições da pandemia de Covid-19, a Cerimônia será mais curta e menos luxuosa. A ideia de Zhang Yimou é fazer uma festa "esplêndia, mas relativamente simples e segura". O evento tem a duração estimada em 1 hora e 40 minutos e cerca de 3000 artistas no palco do Estádio Ninho do Pássaro. Como comparação, em 2008, a Cerimônia de Abertura durou quase 4 horas e teve 15000 atores participando do espetáculo.

Um dos principais mistérios de toda Cerimônia de Abertura é quem irá acender a pira olímpica e como. Em 2008, o ginasta Li Ning foi içado por cabos e voou pelo Estádio Olímpico para acender a pira. Para 2022, Zhang Yimou não entregou o jogo, mas disse que teve uma ideia ousada, sem precedente nos mais de 100 anos dos Jogos Olímpicos. "Será uma surpresa e espero que as pessoas gostem", comentou o diretor.

Li Ning voa no estádio olímpico de Pequim içado por cabos. Ele carrega a tocha olímpica com o braço direito
Li Ning voando no Ninho do Pássaro - Foto: Tim Hipps/U.S. Army

Foto: Dong Lin/Wikimedia Commons

Postar um comentário

To Top