Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021 terminam em salsa e reggaeton


Chegou ao fim a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021. Na noite deste domingo foi realizada a Cerimônia de Encerramento do evento, embalada pelos ritmos do Pacífico colombiano.


A festa começou com uma apresentação do grupo salsa choke (versão local da salsa) Cali Flow Latino. Logo em seguida veio a entrada das bandeiras dos países participantes. A porta-bandeira do Time Brasil foi Giulia Takahashi, que ganhou quatro medalhas no tênis de mesa: ouro na equipe feminina e na dupla mista, prata na dupla feminina e bronze no individual.

Giulia Takahashi com a bandeira do Brasil - Foto: Luiza Moraes/COB
A parte protocolar contou com discursos de autoridades locais e de Neven Ilic, presidente da Panam Sports. Ilic declarou os Jogos encerrados e anunciou a segunda edição em 2025, em local ainda a ser definido. Na sequência, um vídeo mostrou o fogo pan-americano se apagando no Estádio Olímpico Pascual Guerrero.

Neven Ilic discursa no encerramento de Cali 2021 - Foto: Reprodução/PanamSports
A festa encerrou com música. Apresentaram-se o grupo de reggaeton Element Black e o cantor Juan Palau, um dos principais expoentes da música urbana colombiana da atualidade.

Brasil é o grande campeão da competição com 164 medalhas


O Time Brasil deixa Cali com o primeiro lugar no quadro de medalhas da competição. Foram 59 ouros, 49 pratas e 56 bronzes. Além disso, o Brasil também garantiu 77 vagas para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.

Nadadora Stephanie Balduccini foi a maior medalhista de Cali 2021 com
sete ouros - Foto: William Lucas/COB
“Fechamos um ciclo olímpico com os melhores resultados da nossa história, apesar de termos encarado um cenário de muitas dificuldades, e iniciamos o novo da melhor forma possível. Conseguimos apresentar a qualidade dos nossos atletas e do nosso trabalho, encerrando 2021 com chave de ouro”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.

A delegação brasileira teve um grande aproveitamento na competição, conquistando medalhas em 35 das 38 modalidades que participou (as exceções foram o basquete 3x3, o baseball e o softball). Com os resultados de Cali, o Brasil já está garantido em 14 modalidades de Santiago 2023: atletismo, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, patinação velocidade, skate, taekwondo, triatlo, vôlei, vôlei de praia e wrestling.

"O Pan Júnior tem como propósito para o COB trabalhar com jovens em formação. Ainda que alguns tenham experiência olímpica, ainda estão em formação. Proporcionamos a eles uma experiência esportiva de alto nível, enfrentando atletas do continente em disputas equilibradas. Esse é um degrau dentro do processo de desenvolvimento dos novos valores do esporte olímpico brasileiro”, explicou Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB.

Foto de capa: Reprodução/Facebook/PanamSports

Postar um comentário

To Top