Últimas Notícias

Brasil conquista quatro títulos individuais na Copa América de bocha; disputas nos pares e equipes começam neste domingo


A seleção brasileira de bocha venceu quatro das sete finais individuais da Copa América da modalidade que foram realizadas no sábado, 11, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. estaque para a classe BC1, na qual os atletas podem optar por auxílio de ajudante. A equipe brasileira fez a "dobradinha" e conseguiu ser campeã tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens, José Carlos Chagas, medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio, venceu na final o mexicano Eduardo Sanchez Reyes por 5 a 2 e sagrou-se campeão.

Já a jovem Andreza Vitória, 20 anos, que também integrou a delegação brasileira no Japão, superou a argentina Ailen Flores por 6 a 3 e ficou com o título.

Pela classe BC2, que não permite assistência, Maciel Santos, outro medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio pelo Brasil, confirmou o favoritismo e conquistou o seu tetracampeonato das Américas ao derrotar o argentino Luis Cristaldo por 11 a 1. Maciel, que nunca perdeu uma partida oficial pela Seleção jogando no CT Paralímpico, já havia sido campeão do continente no individual também em Kansas 2013, Cali 2017 e São Paulo 2019.

Ainda no masculino, o jovem potiguar Iuri Tauan da Silva, 18 anos, debutante entre os selecionáveis do Brasil, conquistou a medalha de bronze ao vencer o mexicano Dubier Paredes Moroyoqui por 6 a 2.

Em contrapartida, também pela classe BC2, Natali de Faria foi superada pela salvadorenha Rebeca Duarte por 6 a 2 na decisão e ficou com o vice-campeonato.

Outro atleta brasileiro que chegou favorito em seu confronto final foi Mateus Carvalho pela classe BC3, que possibilita o uso de instrumento auxiliar e a ajuda de outra pessoa. O atleta de Uberlândia sagrou-se campeão das Américas de maneira invicta, sem sofrer nenhum ponto dos adversários em toda a competição. Na decisão, aplicou 4 a 0 no peruano Dean Acosta.

Já Evelyn de Oliveira, porta-bandeira do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e campeã paralímpica nos Jogos do Rio 2016, foi surpreendida pela atleta Stefania Ferrando, da Argentina, por 5 a 4 e acabou no segundo lugar do torneio.

Ainda pela BC3, Evani Calado foi melhor que a também argentina Micaela Salvador na disputa da medalha de bronze. A pernambucana venceu o duelo por 3 a 2.

Por fim, na BC4, para atletas que não recebem assistência, Eliseu dos Santos também sofreu um revés na decisão e acabou na segunda colocação. Foi derrotado por 6 a 1 pelo colombiano Euclides Grisales na partida que valia o título do continente.

Derrotada na semifinal, Ercileide da Silva conquistou o bronze na BC4 feminina ao vencer a mexicana Karla Manuel Enriquez por 8 a 2.

As disputas de pares e por equipes da Copa América de bocha começarão neste domingo, 12. A competição vai até segunda-feira, 13.

Foto: Alê Cabral/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar