Últimas Notícias

Velocista duas vezes medalhista de prata pela União Soviética falece aos 88 anos


O atleta duas vezes medalhista de prata olímpica, Leonid Bartenev, morreu aos 88 anos, conforme comunicado da Federação Russa de Atletismo (RusAF).

Bartenev integrou o revezamento 4 x 100 m da União Soviética nas edições olímpicos de 1956, em Melbourne e de 1960 em Roma.

Bartenev nasceu em Poltava, Ucrânia e treinou principalmente em Kiev antes de se mudar para Moscou.

Em Melbourne 1956, Bartenev abriu o revezamento medalhista de prata, numa equipe que ainda tinha os atleta Boris Tokarev, Yuriy Konovalov e Vladmir Sukarev em uma corrida vencida pelo time estadunidense.

Quatro anos depois, Bartenev, correu a segunda perna do revezamento e faziam parte da sua equipe Gusman Kosanov, Konovalov e Edvin Ozolin, terminando em segundo novamente, desta vez atrás da equipe alemã.

Bartenev também integrou o revezamento 4 x 100 m da União Soviética que foi bronze no Campeonato Europeu de 1954 em Berna e em 1958 em Estocolmo.

Os melhores tempos pessoais de Bartenev para os 100 m foram 10.2 e 20.9 para os 200 m.

Individualmente Bartenev se destacou ao vencer os 100 m do Festival Mundial da Juventude, em Varsóvia 1955.

Após se aposentar, passou a ser treinador, trabalhando no Dínamo de Moscou.

E como treinador foi a cinco Jogos Olímpicos consecutivo, Tóquio 1964, Cidade do México 1968, Munique 1972, Montreal 1976 e Moscou 1980.

Entre os atletas que treinou, estão vários medalhistas olímpicos, incluindo Irina Nazarova, que integrou a equipe 4 x 400 m da União Soviética que foi ouro em Moscou 1980.

Ele também treinou as medalhistas de bronze Galina Bukharina e Nadezhda Ilyna, que integraram a equipe do 4 x 400 m nas edições olímpicas na Cidade do México 1968 e Montreal 1976.

Bartenev também treinou Lyudmila Storozhkova, medalhista de ouro no 4 x 100 m no Campeonato Europeu de 1978 em Praga.

“Leonid Bartenev dedicou toda a sua vida ao atletismo”, disse a RusaAF em comunicado.

“Ele próprio foi um atleta brilhante e mais tarde tornou-se um treinador igualmente brilhante”.

Foto: RusAF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar