Últimas Notícias

Vaticano é admitido pela World Taekwondo e cidade papal fica mais próxima de uma futura participação olímpica


A cidade-estado do Vaticano, deu mais um passo em sua jornada esportiva e foi aprovada como novo membro da World Taekwondo na Assembleia Geral da entidade.

A World Taekwondo é a segunda entidade esportiva a reconhecer o Vaticano, sendo a primeira entidade a União Ciclística Internacional (UCI).

No passado, várias demonstrações de taekwondo foram realizadas na cidade do Vaticano, tendo até o Papa Francisco recebido o presidente da World Taekwondo, Chungwon Choue, e o Presidente da Federação Italiana de Taekwondo (FITA), Angelo Cito.

Falando sobre a inclusão da cidade-estado no World Taekwondo, o subsecretario do Conselho Pontifício para Cultura, Monsenhor Melchor Sanchez de Toca, disse: “Ao introduzir o Vaticano na grande família do World Taekwondo, espero que possamos ajudar outros a conectar os altos valores éticos do taekwondo para vida espiritual robusta e fortalecer a ponte entre as tradições culturais orientais e ocidentais”.

Em declaração no passado, Sanchez disse ao jornal britânico, The Guardian: “o sonho que muitas vezes tivemos é ver a bandeira da Santa Sé entre as delegações na abertura dos Jogos Olímpicos”.

A inclusão do Vaticano a membro da World Taekwondo, faz com que esse sonhe fique um pouco mais próximo, visto que uma das condições expostas na Carta Olímpica para que seja reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) é que um país deve ser afiliado a pelo menos cincos esportes disputados nos Jogos Olímpicos.

A inclusão olímpica também depende de participação ativa nos esportes aos quais o país é filiado, como envio de atletas para competições e programas de treinamento para atletas.

Existem ainda obstáculos administrativos a serem superados, mas devem ser facilmente atendidos, então o Vaticano precisaria solicitar reconhecimento do COI, após o que a inclusão olímpica seria uma questão de aprovação do COI.

Dependendo do ritmo com que o Vaticano continuar a expandir sua infraestrutura de que uma delegação da Cidade do Vaticano esteja presente em um futuro próximo a uma edição olímpica.

Hoje a cidade estado é filiada a UCI e sabe-se que existe uma aproximação entre o Vaticano e a World Athletics por meio de sua equipe de atletismo.

Foto: Twitter

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar