Últimas Notícias

Primo de nadador revelação da classe S5 é ouro no Meeting Paralímpico em Campinas


A etapa de Campinas do Meeting Paralímpico, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizada neste sábado, 13, registrou recordes e resultados relevantes para a nova geração de atletas que surge no cenário nacional.

Os Meetings são uma atualização para a temporada 2021 dos tradicionais Circuito Regionais e Nacional, que já eram realizados pelo CPB desde 2005. A próxima etapa será realizada no CT Paralímpico, em São Paulo, de 19 a 21 de novembro.

Ni sábado, na natação, realizada na piscina da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, o campineiro Tiago de Oliveira Ferreira, 20, nadou três provas e conquistou bons tempos. Ele compete na classe S5, representa o Time Nauru e completou os 50m borboleta em 39s91, que seria o 18º tempo do mundo na prova na temporada 2021. Já nos 50m costas, ele fez o tempo de 42s34, o 19º do mundo no ano. Tiago também nadou os 100m livre e terminou com 1min36s84.

Tiago é biamputado de membros superiores, após sofrer descarga elétrica ao tentar tirar uma pipa de um coqueiro pelo qual passava uma corrente de alta tensão, em 2015. O mesmo acidente do qual foi vítima o também nadador Samuel de Oliveira, 15, e primo de Tiago. Samuka, como é conhecido, também sofreu amputação nos dois braços em decorrência do choque elétrico e integra a equipe de desenvolvimento que treina no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo.

"Tenho uma rivalidade sadia com o Samuka. Somos da mesma classe na natação, e um puxa o outro nos treinamentos. Confesso que eu temia um pouco a piscina e ele me incentivou a nadar. Samuka é uma inspiração para mim", disse Tiago.

Outro jovem nadador que fez uma boa participação na etapa de Campinas do Meeting Paralímpico foi o também paulista Andrey Ribeiro Woyczak Madeira, 17, da classe S9. Assim como Tiago, ele é do time Nauru e, nos 400m livre, fez o tempo de 4min55s13. Nascido em Indaiatuba, Andrey teve de amputar a perna esquerda com três dias de vida em decorrência da falta de circulação sanguínea no membro.

Antes de entrar na natação jogou futsal. "Nado desde os 10 anos. Vejo o esporte como trabalho e um grande amor. Eu amo nadar e nem sei explicar tal sentimento. Agora, meu foco são as competições internacionais: Jogos Parapan-Americanos em 2023, em Santiago, e Jogos Paralímpicos de Paris em 2024", disse o nadador cujo tempo na prova estaria no top 25 do mundo neste ano.

Assim como na natação, o atletismo no Meeting de Campinas registrou a presença marcante de competidores jovens, a exemplo de Sueli Pereira Soares, 17, que bateu o recorde nacional no lançamento de disco da classe F46 (para atletas com deficiência nos membros superiores). A atleta do Ceprevi, de Itapetininga, São Paulo, lançou o disco a 25m32 e superou Kelly de Oliveira, antiga detentora do recorde brasileiro. Em 2019, na cidade de São Paulo, Kelly obteve a marca de 22m37.

Dentro de duas semanas, Sueli voltará a competir em São Paulo, desta vez nas Paralimpíadas Escolares, no CT Paralímpico, de 24 a 27 de novembro.

Outro recorde nacional quebrado no Meeting de Campinas foi o dos 200m da classe T45 (também para atletas com deficiência nos membros superiores). O velocista Armando Junior, de 22 anos, representante da Associação Paraolímpica de Campinas (APC), finalizou a prova em 24s63, batendo a sua própria marca de 25s76, obtida na capital paulista, em 2019.

Por fim, Elias Alves Emerick, de 45 anos, é o novo recordista brasileiro no lançamento de disco da classe F63 (atletas com deficiência nos membros inferiores). Ele superou a marca de Washington Pereira da Silva ao lançar o disco a 27m06. O recorde anterior era de 26m52, obtido em 2019, em São Paulo.

Foto: Alê Cabral/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar