Últimas Notícias

Médico envolvido no esquema de doping da Alemanha Oriental tem prêmio anulado pela FINA

 

O médico responsável por dirigir o esquema de doping em massa da Alemanha Oriental nas décadas de 1970 e 80 teve seu prêmio por ser membro do comitê médico da Federação Internacional de Esportes Aquáticos (FINA) anulado.

Lothar Kipke admitiu em tribunal em Berlim no ano de 2000 que foi um dos responsáveis de gerir o esquema de doping que ajudou o estado comunista a conquistar dezenas de medalhas olímpicas.

Kipke foi condenado há 21 anos de prisão devido a 58 acusações de agressão física. Nadadores que foram beneficiados pelo esquema alegam que o doping causou defeitos de nascença em seus filhos.

A federação, após “ampla consulta à comunidade da natação”, decidiu retirar o título concedido a Kipke, que recebeu a honraria dada pelo órgão máximo do esporte aquático no mundo na década de 1980.

A decisão vai de encontro com a reivindicação do jornalista especializado em esportes aquáticos Craig Lord que fez campanha pressionando a FINA para reconhecer as atitudes ilícitas de Kipke.

Foto: AP Photo/ Fritz Reiss

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar