Últimas Notícias

Kamila Valieva quebra recorde mundial na patinação artística

Kamila Valieva patina usando um vestido lilás

A campeã mundial júnior de 2020, Kamila Valieva da Rússia, fez história neste fim de semana na Rostelecom Cup, o penúltimo Grand Prix de patinação artística da temporada, disputado em Sochi. A russa quebrou três recordes mundiais, ao estabelecer as maiorer pontuação do programa curto, longo e do total, desde que o sistema de pontuação atual entrou em vigor em 2018.

O programa do recorde foi apresentado ao som de "In Memoriam" de Kirill Richter. Valieva fez um triplo Axel, um triplo flip e uma combinação de triplo Lutz com triplo toeloop. Além disso, ela também executou giros e uma sequência coreográfica nível quatro para coneguiur 87.42 pontos. 

"Eu fiz próximo do meu máximo. Sempre tem alguma coisa que dá para melhorar, como o combo de saltos que não foi tão bom. Eu gostei do que eu patinei hoje, especialmente a sequência de dança e espero que tenha conseguido projetar o personagem que eu estava tentando representar", disse a patinadora de apenas 15 anos de idade.

No programa longo, ela superou o recorde que havia estabelecido no Skate Canada este ano e conseguiu 185.29 pontos. Desta vez, Valieva usou saltos quádruplos na sua rotina para alcançar a nota altíssima que recebeu. Ela fez os seguintes saltos: quádruplo Salchow, triplo Axel, quádruplo toeloop com triplo toeloop, triplo loop, quádruplo toeloop com Euler e duplo Salchow, triplo flip com triplo toeloop e triplo Lutz. Além disso, a russa fez giros excelentes (todos nível quatro) e só não recebeu nível quatro em uma sequência coreográfica. 

No total, Kamila Valieva conseguiu 272.71 (acima de todas as notas do masculino). Elizaveta Tuktamysheva levou a medalha de prata com 229.23 e Maiia Khromykh completou o pódio 100% russo com 219.69.

No masculino, o georgiano Morisi Kvitelashvili ficou com a medalha de ouro, com 266.33 pontos. Ele consegeuiu fazer suas melhores marcas pessoais nos dois programas e no total, apesar de uma queda em um quádruplo toeloop no programa longo. 

Kvitelashvili se apresentando no programa curto - Foto: International Skating Union
Mikhail Kolyada da Rússia ficou com a prata (264.64), após conseguir a melhor nota da competição no programa longo. O japonês Tomono Kazuki liderava ao fim do programa curto, mas teve várias falhas na sua segunda apresentação e caiu para o terceiro lugar, com 264.19 pontos.

Na dança no gelo, a vitória foi dos atuais campeões do Mundo, Victoria Sinitsina e Nikita Katsalapov da Rússia. A dupla teve as melhores notas nas duas apresentações e terminou com um total de 211.72 pontos. Os italianos Charlène Guignard e Marco Fabbri ficaram com a prata (203.71), com os canadenses Laurence Fournier Beaudry e Nikolaj Sørensen fechando o pódio (191.40). 

Sinitsina e Katsalapov na dança livre - Foto: International Skating Union
A Rússia dominou o pódio nos pares. Os campeões mundiais Anastasia Mishina e Aleksandr Galliamov venceram a disputa com 226.98 pontos no total. Daria Pavliuchenko e Denis Khodykin lideravam após o programa curto, mas terminaram em segundo lugar com 212.59 pontos. Yasmina Kadyrova  e Ivan Balchenko ficaram na terceira colocação com 193.58 pontos.

Mishina e Galliamov durante o programa longo - Foto: International Skating Union

Com a realização do sexto Grand Prix da temporada, estão definidos os atletas classificados para a Final do Grand Prix, que será realizada em Osaka, no Japão, entre 9 e 12 de dezembro. Cada patinador participou de no máximo duas competições do tipo, podendo somar até 30 pontos no ranking que define os classificados para a final. Confira abaixo os classificados por prova:

Feminino:
1. Kamila Valieva (RUS) 30
2. Anna Shcherbakova (RUS) 30
3. Elizaveta Tuktamysheva (RUS) 26
4. Kaori Sakamoto (JPN) 24
5. Maiia Khromykh (RUS) 24
6. Alena Kostornaia (RUS) 24

Masculino:
1 Yuma Kagiyama (JPN) 30
2 Shoma Uno (JPN) 28
3 Vincent Zhou (USA) 28
4 Nathan Chen (USA) 26
5 Mikhail Kolyada (RUS) 26
6 Jason Brown (USA) 24

Pares:
1. Mishina/Galliamov (RUS) 30
2. Sui/Han (CHN) 30
3. Tarasova/Morozov (RUS) 28
4. Boikova/Kozlovskii (RUS) 26
5. Pavlichenko/Khodykin (RUS) 26
6. Miura/Kihara (JPN) 24

Dança no gelo:
1. Papadakis/Cizeron (FRA) 30
2. Sinitsina/Katsalapov (RUS) 30
3. Hubbell/Donohue (USA) 28
4. Gilles/Poirier (CAN) 28
5. Chock/Bates (USA) 26
6. Guignard/Fabbri (ITA) 26

Foto de capa: International Skating Union

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar