CBAt divulga o calendário do atletismo em 2022


A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou na quarta-feira (24) o Calendário Oficial de Competições de 2022, incluindo os eventos nacionais, do Atletismo Sul-Americano e da World Athletics. 

A Copa Brasil de Marcha Atlética abrirá o calendário no dia 9 de janeiro, em circuito a ser montado na cidade de Bragança Paulista (SP). A competição será disputada mais cedo em 2022 porque é seletiva para o Campeonato Sul-Americano da especialidade, marcado para os dias 5 e 6 de fevereiro em Lima, no Peru.

A segunda competição do ano será a Copa Brasil Indoor, prevista para o dia 6 de fevereiro, em local ainda a ser determinado. A competição será importante para os atletas tentarem os índices exigidos para o Sul-Americano de Cochabamba, na Bolívia, nos dias 19 e 20 de fevereiro. De 18 a 20 de março está prevista a realização do Campeonato Mundial Indoor, em Belgrado, na Sérvia.

Uma das novidades do calendário será a disputa de eventos regionais da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country – todos dia 20 de fevereiro nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. As provas indicarão os classificados para a Copa Brasil Nacional, marcada para o dia 13 de março, em Serra, no Espírito Santo. Serra receberá ainda o Sul-Americano e o Pan-Americano de Cross, no dia 27 de março, segundo o calendário.

O Grande Prêmio Brasil (categoria D) e o Grande Prêmio Brasil, série bronze do Continental Tour estão previstos para os dias 27 de abril e 1º de maio, respectivamente, em cidades ainda a serem definidas.

O Troféu Brasil de Atletismo, a principal competição do calendário nacional e a mais importante disputa entre clubes da América Latina, será realizado de 23 a 26 de junho, ainda em cidade a ser definida. Estão marcados também os Campeonatos Brasileiros Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23, além das Copas Brasil Loterias Caixa de Meio-Fundo e Fundo, de Provas Combinadas, entre outras competições.

“A nossa intenção é realizar grandes eventos no Brasil e em várias regiões do País para desenvolver o esporte e estimular os atletas a competir”, disse o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos.

Por isso, o Brasil se candidatou e receberá o Sul-Americano Sub-18, de 9 a 11 de setembro, em São Paulo (SP); e o Sul-Americano Sub-23, em Cascavel (PR), de 30 de setembro a 2 de outubro.

O calendário mundial também será agitado em 2022. Além do Indoor de Belgrado, estão previstos o de Marcha Atlética por Equipes, nos dias 5 e 6 de março, em Mascate, Omã; o Mundial de Oregon, nos Estados Unidos, de 15 a 24 de julho; o Sub-20, em Cáli, na Colômbia, de 2 a 7 de agosto; o de Meia Maratona, em 13 de novembro, em Yangzhou, na China.

Foto: Abelardo Mendes Jr.

Postar um comentário

To Top