Últimas Notícias

Oito atletas brasileiros alcançam índices para o Mundial de halterofilismo paralimpico


Oito atletas conquistaram novos índices para o Campeonato Mundial de halterofilismo, que será realizado de 27 de novembro a 5 de dezembro, em Tbilisi, na Geórgia, durante a seletiva realizada nesta quarta-feira, 13, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Agora, eles e os demais atletas que já tinham índice em suas categorias aguardam a lista final de convocação que deve ser divulgada ainda nesta semana para representarem o Brasil na competição.

Entre os índices novos, foram três atletas adultos: André Luiz Paz, da categoria até 97 kg, Ângela Faria Teixeira, da categoria até 67 kg, e João França Júnior, que disputou os Jogos Paralímpicos de Tóquio pela categoria até 49 kg e agora retornou para a categoria até 54 kg, para a qual ainda não tinha índice e que vai focar para Paris 2024.

"Será uma grande satisfação poder representar o Brasil pela primeira vez em um Mundial. Será minha primeira viagem para a Europa. Até então, tinha representado o país somente na América do Sul. Vou ficar muito feliz", afirmou André Luiz Paz, atleta de Uberlândia, 33 anos, e que teve amputação de perna devido a um acidente automobilístico. Seu índice era de 171 kg e ele ergueu 182 kg na Seletiva.

Os outros cinco índices inéditos foram obtidos por atletas da categoria júnior, que também contará com disputas no Mundial em Tbilisi, na Geórgia. Clayton Duarte Costa (até 59kg), Gabriel Serafim de Lima (até 49kg), Murilo Major (até 54kg), Tayná de Alcântara (até 45kg) e Valéria Alves dos Santos (até 86kg) foram os halterofilistas que bateram as marcas nesta classe.

Outros três atletas também bateram o índice em suas respectivas categorias nesta manhã, mas já tinham a marca estabelecida anteriormente e participaram da Seletiva apenas para adquirir ritmo de competição. Foram os casos de Márcia Menezes (mais de 86kg), Ezequiel de Souza Correa (até 72kg), e Lucas Manoel dos Santos (até 49 kg). Lucas, inclusive, tem índice tanto para a categoria júnior quanto para a adulta (open sênior) e poderá competir pelas duas no Mundial da modalidade.

Já João França Júnior, atleta potiguar que nasceu com artrogripose, doença que comprometeu o movimento de suas pernas, chegou a erguer 162 kg, apesar dos 127 kg que tinha como índice na sua nova categoria (até 54 kg).

"Na categoria 49 kg, eu tinha que ficar muito magro, então, eu sofria bastante. Agora, eu tenho um espaço para crescer [fisicamente] mais. Espero no Mundial estar melhor ainda para representar a nossa nação", apontou.

Foto: Alê Cabral/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar