Últimas Notícias

Campeã europeia no levantamento de pesos, Boyanka Kostova é banida por doping

 

A atleta do levantamento de peso, Boyanka Kostova, de origem búlgara e que representa o Azerbaijão desde de 2011, foi banida do esporte por 8 anos após confirmação de seu doping no campeonato europeu da modalidade em Moscou.

Kostova perderá a medalha de ouro conquistada na categoria até 59 kg e que será herdada pela russa Olga Te.

Foi a segunda infração da atleta.

Em 2012, Kostova testou positivo para estanozolol durante a edição olímpica de Londres-2012 e foi desclassificada, perdendo o quinto lugar conquistado. A mesma substância também foi detectada em sua amostra nos teste realizados durante o campeonato europeu.

A levantadora de peso azeri tem como principais conquistas o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, ainda como atleta búlgara, antes de mudar de nacionalidade junto com seu companheiro búlgaro Valentin Hristov.

Representando o Azerbaijão, a atleta ganhou ouro no mundial de 2015 na categoria 58 kg e três títulos europeus.

A punição da atleta terminara em maio de 2029, no mês de seu aniversário de 36 anos.

A Federação de Levantamento de peso do Azerbaijão, foi acusada de corrupção relacionada ao doping em um documentário da TV alemã ano passado.

Esse documentário gerou uma série de investigações que culminaram com severas punições a um médico moldavo e para o ex-técnico do time feminino da Tailândia.

Foto: Benoit Tessier/ Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar