Relatório sobre investigação no boxe fala em manipulação em lutas nos Jogos do Rio e de Londres - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Relatório sobre investigação no boxe fala em manipulação em lutas nos Jogos do Rio e de Londres

Compartilhe



O primeiro relatório da investigação do professor Richard Mclaren sobre manipulação de resultados no boxe olímpico foi divulgado nesta quinta (30) e diz que 11 lutas da Rio-2016 foram manipuladas e que o esquema já tinha sido feito em Londres-2012.


Segundo o professor, havia uma cultura de medo e obediência dentro da arbitragem e isso fazia com que dirigentes da AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador) levassem os árbitros a manipularem os combates. Tudo começava ainda antes dos Jogos, quando eram selecionados juízes que faziam parte do esquema.


Mclaren falou que os árbitros eram informados horas antes das lutas, sobre quem deveriam ser os vencedores. Uma testemunha presenciou uma pessoa oferecendo propina de 250 mil dólares aos juízes para que um boxeador da Mongólia vencesse um francês em uma semifinal. Ao analisar a tabela da Rio-2016, se chega a conclusão que era a categoria Ligeiro, vencida pelo brasileiro Robson Conceição em cima do francês Sofiane Oumiha, que eliminou o mongol Dorjnyambuugiin Otgondalai justamente na semifinal.


Uma luta que levantou muitas suspeitas foi o confronto entre o irlandês Michael Conlan e o russo Vladimir Nikitin, vencida por Nikitin. O irlandês havia dominado a luta, mas perdeu em decisão dividia, já o russo, não lutou a semifinal devido aos ferimentos feitos no combate. 


O ex-presidente da AIBA, C.K.Wu também se envolveu no esquema. No relatório, é apontado que ele fez de tudo para que lutadores turcos se classificassem para Londres-2012, após a Turquia organizar um torneio pré-olímpico com muitos recursos. Outro país que sofreu com interferência do esquema, seria o Azerbaijão. Uma empresa do país asiático havia feito a época, um grande empréstimo a entidade, no valor de 10 milhões de dólares, e uma vitória azeri poderia levantar suspeitas.


Todo esse histórico levou a AIBA a ser suspensa dos Jogos de Tóquio, com o torneio sendo organizado por uma força-tarefa do COI. Em razão disso, o boxe pode acabar fora dos Jogos Olímpicos. 


Foto: Reprodução/ AIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário