Últimas Notícias

Relatório sobre investigação no boxe fala em manipulação em lutas nos Jogos do Rio e de Londres



O primeiro relatório da investigação do professor Richard Mclaren sobre manipulação de resultados no boxe olímpico foi divulgado nesta quinta (30) e diz que 11 lutas da Rio-2016 foram manipuladas e que o esquema já tinha sido feito em Londres-2012.


Segundo o professor, havia uma cultura de medo e obediência dentro da arbitragem e isso fazia com que dirigentes da AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador) levassem os árbitros a manipularem os combates. Tudo começava ainda antes dos Jogos, quando eram selecionados juízes que faziam parte do esquema.


Mclaren falou que os árbitros eram informados horas antes das lutas, sobre quem deveriam ser os vencedores. Uma testemunha presenciou uma pessoa oferecendo propina de 250 mil dólares aos juízes para que um boxeador da Mongólia vencesse um francês em uma semifinal. Ao analisar a tabela da Rio-2016, se chega a conclusão que era a categoria Ligeiro, vencida pelo brasileiro Robson Conceição em cima do francês Sofiane Oumiha, que eliminou o mongol Dorjnyambuugiin Otgondalai justamente na semifinal.


Uma luta que levantou muitas suspeitas foi o confronto entre o irlandês Michael Conlan e o russo Vladimir Nikitin, vencida por Nikitin. O irlandês havia dominado a luta, mas perdeu em decisão dividia, já o russo, não lutou a semifinal devido aos ferimentos feitos no combate. 


O ex-presidente da AIBA, C.K.Wu também se envolveu no esquema. No relatório, é apontado que ele fez de tudo para que lutadores turcos se classificassem para Londres-2012, após a Turquia organizar um torneio pré-olímpico com muitos recursos. Outro país que sofreu com interferência do esquema, seria o Azerbaijão. Uma empresa do país asiático havia feito a época, um grande empréstimo a entidade, no valor de 10 milhões de dólares, e uma vitória azeri poderia levantar suspeitas.


Todo esse histórico levou a AIBA a ser suspensa dos Jogos de Tóquio, com o torneio sendo organizado por uma força-tarefa do COI. Em razão disso, o boxe pode acabar fora dos Jogos Olímpicos. 


Foto: Reprodução/ AIBA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar