Fernandez derruba atual campeã Osaka e faz no US Open, sua melhor campanha em Majors - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Fernandez derruba atual campeã Osaka e faz no US Open, sua melhor campanha em Majors

Compartilhe
Tenista Leylah Fernandez comemora vitória diante Naomi Osaka, com o punho direito erguido

Em um de seus melhores jogos na curta carreira, a tenista de 18 anos, Leylah Fernandez (73ª), derrubou na 3ª rodada do US Open 2021, ninguém mais, ninguém menos que Osaka Naomi (3ª), ex-número 1 do mundo e atual campeã do Major estadunidense. A tenista canadense precisou de muita força mental para triunfar de virada por 2 sets a 1, com parciais de 5-7, 7-6 (2) e 6-4, em 2h03 de jogo.

Essa já é a melhor campanha de Fernandez em Grand Slams em sua carreira, superando a terceira rodada de Roland Garros 2020. Nas oitavas de final, a tenista canadense enfrenta a experiente alemã Angelique Kerber, campeã do US Open em 2016.

Com a derrota, Osaka segue sem conseguir defender seus títulos de Grand Slam. Foram quatro Majors conquistados, mas nenhuma defesa de caneco no ano seguinte. O sinal de alerta é ligado cinco meses antes da disputa do Australian Open 2022, onde entrará como campeã, por ter vencido o torneio em 2021.



O resumo da partida

O primeiro set praticamente inteiro foi jogado em alto nível pelas duas atletas, que confirmaram todos os serviços até o 10º game. Fernandez dominava nos pontos de fundo, enquanto Osaka foi decisiva nos saques, o que manteve o equilíbrio em quadra e no placar.

No 11º game, Osaka passou a se impor, disparou dois belos winners de forehand e contou com erros de Fernandez, para efetuar a primeira quebra de serviço da partida. Na sequência, a tenista japonesa confirmou seu saque e fechou o primeiro set em 7-5.

O roteiro do segundo set parecia seguir o mesmo do primeiro. Jogo equilibrado, com quebra de saque de Osaka no 11º game. Mas ao invés de fechar o placar e garantir sua vitória, a ex-número 1 do mundo passou a cometer muitos erros, que a levaram ao tie break, após a devolução da quebra conquistada por Fernandez.

No tie break, Osaka se perdeu completamente em quadra. Viu Fernandez abrir 5 a 0, arremessou sua raquete no chão duas vezes e foi derrotada por 7 a 2, sem conseguir reagir positivamente. Desta forma, o jogo foi ao terceiro set.

Osaka seguiu com uma postura muito negativa em quadra e foi quebrada logo no primeiro game. A japonesa ainda recebeu uma advertência após isolar uma bolinha. Enquanto isso, Fernandez chegou a ter a oportunidade de conseguir uma nova quebra de serviço, mas Osaka salvou dois break points e se manteve viva no jogo.

Fernandez permaneceu em alto nível, manteve a vantagem adquirida, mesmo com Osaka subindo seu nível e voltando a disparar winners. No momento de maior pressão, ao sacar para eliminar a ex-número 1 do mundo e atual campeã, a canadense não sucumbiu. Fernandez jogou muito e fechou sem dificuldades, com direito a um drop shot no 30-0. Vitória no último set por 6-4, para garantir sua melhor campanha em Grand Slams.


Osaka disparou 15 aces e cometeu apenas duas duplas-faltas, mesmo número de Leylah Fernandez. A canadense teve uma quantidade menor de winners, disparando 28 contra 37 da japonesa, mas cometeu menos erros não-forçados também (24 a 35).

Foto: Reprodução/Twitter US Open

Nenhum comentário:

Postar um comentário