Últimas Notícias

Débora Menezes perde para uzbeque e conquista a prata no parataekwondo em Tóquio


Débora Menezes conquistou na manhã deste sábado (04) a medalha de prata na categoria acima de 58kg do taekwondo, o terceiro pódio do país nesta modalidade na Paralimpíada de Tóquio. A paulista de 31 anos venceu duas lutas em sua campanha, mas acabou derrotada na final pela uzbeque Guljonoy Naimova por 8 a 4.

Atual campeã mundial, Débora (K44) foi a cabeça de chave número 2 do torneio e teve vitórias tranquilas sobre suas duas adversárias das preliminares antes de cair na decisão. Ela estreou somente nas quartas de final e passou pela mexicana Daniela Martinez (K44) por 24 a 12. Na semifinal, bateu a ucraniana Yuliya Lypetska (K43) por 55 a 10.


Garantida na finalíssima, a brasileira teve um duelo bem mais complicado. Ela saiu em desvantagem no início do combate, perdendo o primeiro round por 4 a 0. Débora cresceu na luta no segundo round e encostou no placar, em 4 a 3, mas viu a adversária voltar a abrir na sequência, fechando a parcial em 6 a 3. No último round, a brasileira não conseguiu reagir e a uzbeque venceu por 8 a 4.

Com a prata de Débora, o Brasil encerrou sua primeira participação paralímpica no taekwondo - fez sua estreia no programa - com o título simbólico de campeão da modalidade. O país levou três atletas a Tóquio e faturou medalhas com todos. Além de Débora, Nathan Torquato foi ouro na categoria até 61kg enquanto Silvana Fernandes foi bronze na categoria até 58kg.

Faltando um dia para o fim dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Brasil tem 22 medalhas de ouro, 19 de prata e 30 de bronze. Simultaneamente à conquista de Débora, Thomaz Moraes e Petrúcio Ferreira foram prata e bronze nos 400m T47 do atletismo, respectivamente. O Brasil já tem 71 pódios, estando a um de igualar o recorde de medalhas em uma única edição paralímpica.


Foto de capa: Daniel Zappe/Exemplus/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar