Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil de Esgrima tem finais emocionantes no segundo dia - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Esgrimista em posição de guarda


O Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil segue distribuindo medalhas no Círculo Militar, em Curitiba (PR). Nesta sexta-feira (17), segundo dia de competição, seis esgrimistas faturaram o ouro na competição: Pietra Chierighini (Club Athletico Paulistano-SP) no sabre sub-20; Pedro Petrich (Academia Mestre Kato-PR) na espada sub-20; Talia Calazans (Grêmio Náutico União-RS) no florete sub-20; Maria Paro (Projeto Esgrima Para Todos-SP) na espada sub-17; Lorenzo Mion (Esporte Clube Pinheiros-SP) no florete sub-17; e Murilo Garrigos (Club Athletico Paulistano-SP) no sabre sub-20.


A primeira campeã do segundo dia de competição foi Pietra Chierighini, do Club Athletico Paulistano-SP. Na final emocionante contra Luana Pekelman, do Esporte Clube Pinheiros-SP, Pietra estava perdendo a partida, mas conseguiu virar e fechar o jogo em 15 a 12 para ficar com o ouro do sabre sub-20 feminino, categoria na qual as duas já estão entre as melhores do Brasil mesmo no adulto. Pietra explicou o que foi determinante para a conquista:

Foi importante eu me ligar no momento decisivo sobre o que eu deveria fazer. Nos campeonatos passados, eu estava com esse problema. Algo em mim internamente, psicológico talvez, mudou hoje e, com isso, consegui jogar tudo o que sei.


O torneio de espada masculino sub-20 foi definido após uma decisão de alto nível entre Pedro Petrich, da Academia Mestre Kato-PR, e Mauricio Pellegrino, do Esporte Clube Pinheiros-SP, em que o primeiro venceu o jogo por 15 a 10. O medalhista de ouro dedicou o campeonato aos seus professores e colegas de equipe.

“Nada seria possível sem os meus mestres, sem os meus companheiros, eu não chegaria nem perto se não fosse eles. Eu treinei muito esse ano, valeu demais o esforço. Estou muito feliz”, comemorou o campeão na espada sub-20. 

A espada feminina sub-17 foi conquistada por Maria Paro, do Projeto Esgrima Para Todos-SP. Para sair com o campeonato, ela teve de passar por Clara Amaral, do Barroca Tênis Clube-MG, na decisão: vitória de 15 a 9 para Maria. A campeã enalteceu o triunfo no Brasileiro e comentou sobre a equipe que representa.

“Foi muito gratificante, ganhei muita experiência como atleta e como pessoa. Sobre o Esgrima Para Todos, o grupo é maravilhoso, é como uma segunda família para mim”, exaltou Maria.

No florete feminino sub-20, Talia Calazans, do Grêmio Náutico União-RS, terminou na primeira colocação após excelente exibição diante da Rafaella Gomes, do Clube Militar da Lagoa-RJ. O placar da final terminou 15 a 9 para a esgrimista do União, que avaliou seu desempenho à pista.

“Foi um jogo muito bom e pegado. Eu consegui abrir uma diferença no meio, mas, por total mérito dela (Rafaella), ela conseguiu recuperar e mudar o jogo. Tive de me readaptar durante a final, o que acho que consegui fazer bem. Fiquei muito feliz”, analisou a gaúcha.

Os colegas de equipe do Esporte Clube Pinheiros, Lorenzo Mion e André Mura, fizeram o jogo que definiu quem seria o campeão brasileiro do florete masculino sub-17. O primeiro se saiu melhor no embate e ficou com o ouro ao aplicar 15 a 4 no adversário.

Na última final do dia, Murilo Garrigós, do Club Athletico Paulistano-SP, e Matheus Becker (que já havia conquistado o sabre sub-17 no primeiro dia de torneio), do Esporte Clube Pinheiros, fizeram a decisão do sabre sub-20. Garrigós apresentou uma excelente esgrima à pista e ficou com o ouro ao passar por Becker por 15 a 12.

Confira todos os medalhistas do dia


Espada feminina cadete (sub-17)

OURO🥇 Maria Paro (Projeto Esgrima Para Todos)
PRATA🥈 Clara Amaral (BTC Barroca)
BRONZE🥉 Laura Correia (Paulistano)
BRONZE🥉 Victoria Vizeu (Paulistano)


Espada masculino juvenil (sub-20)

OURO🥇Pedro Petrich (AMK Mestre Kato)
PRATA🥈Mauricio Pellegrino (Pinheiros)
BRONZE🥉Lucas Busnado (Pinheiros)
BRONZE🥉Rafael Mangiaterra (Pinheiros)

Florete feminino juvenil (sub-20)

OURO🥇 Talia Calazans (Nautico União)
PRATA🥈 Rafaella Gomes (CMIL Rio de Janeiro)
BRONZE🥉 Laura Papaiano (Paulistano)
BRONZE🥉 Gabriella Vianna (Pinheiros)

Florete masculino cadete (sub-17)

OURO🥇Lorenzo Mion (Pinheiros)
PRATA🥈André Mura (Pinheiros)
BRONZE🥉Giorgio Fumagalli ( Grêmio Nautico União)
BRONZE🥉Rafael Tomino (Paulistano)

Sabre feminino juvenil (sub-20)

OURO🥇 Pietra Chierighini (CAP Paulistano)
PRATA🥈 Luana Pekelman (Pinheiros)
BRONZE🥉 Isabela Chen (Pinheiros)
BRONZE🥉 Ana Clara Morsch (Lindóia Tênis Clube)

Sabre masculino juvenil (sub-20)

OURO🥇Murilo Garrigos (Paulistano)
PRATA🥈Matheus Becker (Pinheiros)
BRONZE🥉Thomas Fasting (CMSP São Paulo)
BRONZE🥉Fábio Salles (Paulistano)


*Com informação de Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Foto: Rosele Sanchotene

Nenhum comentário:

Postar um comentário