Últimas Notícias

Brasil vai com oito novatos para o Grand Prix de Zagreb, primeira competição do judô pós-Tóquio


*Com CBJ

O Grand Prix de Zagreb, marcado para começar na próxima sexta-feira (24), será a primeira competição do Circuito Mundial de judô pós-Olimpíada de Tóquio a contar com judocas brasileiros. De olho na renovação da seleção principal para o novo ciclo, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou oito atletas para o torneio, em maioria atletas jovens que vêm das equipes sub-21 e sub-23.

Entre os homens, o Brasil contará com Matheus Takaki (60kg), Michael Marcelino (73kg), Guilherme Schimidt (81kg) e Edu Lowgan Ramos (81kg). Já no feminino, o país será representado por Natasha Ferreira (48kg), Yasmim Lima (52kg), Luana Carvalho (70kg) e Millena Silva (70kg).

Dos oito convocados, quatro fizeram parte da equipe de apoio na preparação da equipe olímpica: Takaki, Schimidt, Yasmim e Luana, que viajaram ao Japão e deram suporte aos treinos da seleção em Hamamatsu.

"A experiência como atleta de apoio da equipe olímpica foi incrível. Pude participar dos mesmos treinos que a seleção principal e eu precisava estar tão preparado quanto eles para que pudesse agregar valor aos treinos. Foi muito intenso e aproveitei cada minuto", lembrou Matheus Takaki, estreante no Circuito Mundial Sênior.

"Quando soube que seria convocado para lutar meu primeiro Grand Prix fiquei muito feliz e estou me sentindo confiante e com bastante vontade de ganhar títulos para Brasil, pois a corrida para classificação de Paris 2024 começa agora", projetou o ligeiro, de 21 anos, que, foi campeão brasileiro sub-21 em 2019.

Na hierarquia das etapas da Federação Internacional de Judô (IJF), os Grand Prix distribuem até 700 pontos (ouro) no ranking mundial, ficando atrás das etapas de Grand Slam (1000 pontos), do World Masters (1800 pontos), do Mundial (2000 pontos) e dos Jogos Olímpicos (2200).

Ao todo, 253 atletas de 36 países estão inscritos para a competição croata. Matheus Takaki, Natasha Ferreira e Yasmin Lima entrarão em ação no primeiro dia do evento, na sexta (24). Michael Marcelino, Guilherme Schimidt (cabeça de chave número 2), Luana Carvalho e Millena Silva competirão no sábado (25). Apenas Edu Lowgan representará o judô brasileiro no domingo (26). 

Foto de capa: Lara Monsores/CBJ

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar