Últimas Notícias

Sete brasileiros avançam para as finais da natação no primeiro dia da Paralimpíada

Gabriel Bandeira, de touca amarela, executando o nado borboleta

A natação deve ser um dos principais esportes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. E a nossa delegação começou bem, com sete atletas se classificando para as finais, que serão disputadas na manhã da quarta-feira (25), a partir das 5h no horário de Brasília.

A lenda Daniel Dias começou a sua última participação paralímpica na eliminatória dos 200m livre S5. O atleta começou num ritmo mais contido, passando em quarto lugar nos primeiros 100m e alcançando a segunda posição da sua bateria nos últimos 50 metros. Daniel fez o terceiro melhor tempo geral e vai nadar a final na raia 3. Na mesma prova, mas no feminino, Esthefany Rodrigues ficou em 9º lugar com 3:27.41, não avançando de fase.

Nos 100m borboleta S14 masculino, Gabriel Bandeira é um dos favoritos ao ouro e já começou a sua participação em Tóquio com recorde paralímpico. O atleta completou a prova em 56.78. Na sua bateria, Gabriel teve uma briga direta com o australiano Benjamim Hance, que liderou a maior parte da prova, com o brasileiro ultrapassando nos últimos metros. O recorde paralímpico de Gabriel Bandeira durou pouco tempo, porque na série seguinte Reece Dunn fez 55.99. 

Outro candidato ao pódio que avançou é Phelipe Rodrigues. O atleta nadou na eliminatória dos 50m livre S10 e fez o terceiro melhor tempo com 23.74. Na versão feminina da prova, Mariana Ribeiro ficou em terceiro lugar na sua série com 28.41, também se classificando para a final.

O Brasil também estará presente nas finais dos 100m borboleta S13, tanto no masculino, como no feminino. Douglas Matera fez o 6º melhor tempo entre os homens, com 58.66. Na prova feminina, Maria Carolina Santiago ficou em 5º lugar nas eliminatórias com 1:07.30. Lucilene Sousa também nadou a prova e ficou na 10ª posição com 1:10.93. Apenas as oito melhores avançam para a final.

Nos 100m costas masculino S2, Gabriel Araújo fez 2:09.73, o quarto melhor tempo das eliminatórias e avançou para a final. O brasileiro teve uma boa largada e manteve um bom ritmo para terminar a sua bateria em segundo lugar, só atrás do russo Vladmir Danilenko

Gabriel Araújo fazendo o nado costas se preparando para a chegada da sua prova
Gabriel Araújo na eliminatória dos 100m costas S2 - Foto: Ale Cabral/CPB
Eric Tobera e Ronystony Cordeiro não avançaram para a final dos 50m peito SB3. Eric fez o 10º melhor tempo com 57.37 e Ronystony em 11º com 57.80. Na classe S6, Laila Abate ficou em 11º nos 50m livre feminino com 36.51. Nos 100m livre masculino S8, Gabriel Cristiano de Souza ficou em 15º com 1:02.30 e Caio de Oliveira terminou na 17ª posição com 1:03.04.

Fotos: Ale Cabral/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar