Últimas Notícias

Ouro em Londres-2012, Jovane Guissone se garante nas quartas da espada na Esgrima em Cadeira de Rodas

Jovane Guissone em competição na Esgrima em Cadeira de Rodas


O esgrimista brasileiro Jovane Guissone começou bem sua campanha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, em busca de um novo ouro na espada masculina categoria B, com quatro vitórias e apenas uma derrota, se classificando em quarto. Em seu grupo, o vencedor do ouro olímpico em Londres-2012 marcou dois triunfos sobre outros campeões paralímpicos da categoria.

Com bye nas oitavas de final, ele volta à pista apenas para a disputa das quartas de final a partir das 2h40, contra o iraquiano Ali Ammar, medalhista de prata nesta categoria na Rio-2016. 

Vice-líder e cabeça 2 do torneio, ele começou com uma vitória diante do hungaro Tarjanyi Istvan, 13º melhor do mundo por 5 a 2. Em seguida, um confronto acirrado contra Andrei Pranevich, de Belarus, terminou com vitória de Guissone, por placar mínimo, 5 a 4. Em seguida, a vitória mais tranquila, contra o russo Alexander Kurzin, 14º do mundo, por 5 a 1.

Jovane Guissone Oleg Naumenko em disputa da Esgrima em Cadeira de Rodas

Os adversários mais bem ranqueados vieram na segunda parte: o chinês Hu Daoliang (3º) e ucraniano Oleg Naumenko (6º). O chinês é dono de seis ouros e nove medalhas paralímpicas, inclusive o título em Pequim-2008 na Espada Categoria B e chegou a liderar por 3-2, mas o brasileiro se recuperou e venceu por 5-3.

Já a primeira queda veio diante de Naumenko, seu algoz na Rio-2016 que venceu por 5-2. Na Rio 2016, Guissone também caiu para o ucraniano, desta vez nas quartas por 15 a 12, e terminou apenas em sexto lugar, enquanto Naumenko levou o bronze. Importante recordar que o brasileiro estava longe da forma ideal por uma lesão no braço adquirida pouco antes dos Jogos Paralímpicos.

Daqui a pouco, tem mais Brasil no Makurahi Messe Hall B. A partir das 23h20, Carminha Oliveira inicia a disputa da espada feminina categoria A.


Fotos: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar