Últimas Notícias

Estreante em Paralimpíadas, Millena França quer usar ensinamentos da psicologia para surpreender em Tóquio



Os Jogos Paralímpicos de 2020 terão a cerimônia de abertura realizada em 24 de agosto. Essa data vai ser especial para todos os 253 atletas brasileiros presentes, mas para Millena França terá um gostinho especial: será a sua primeira participação em Paralimpíadas. A mesa-tenista da classe 7 é formada em Educação Física e, agora, está fazendo a segunda graduação em Psicologia. Um trunfo para a jovem, que busca fazer uma longa carreira no esporte paralímpico e trazer conquistas importantes para o Brasil.

Nascida em Aparecida de Goiânia (GO), ela mora hoje na capital de Goiás. O seu primeiro contato com o esporte foi no tênis, mas não o jogado na mesa. Antes, a goiana disputava tênis em cadeira de rodas. Até que teve contato com seu atual esporte aos 18 anos e nunca mais parou de jogar. Da vida acadêmica, Millena tenta colocar o que aprende em aula nos seus jogos.

O que eu levo da psicologia para a mesa é saber lidar consigo mesma, saber os meus limites, me conhecer e me convencer de que sou capaz de alcançar feitos. Atualmente, estou estudando a parte de análise, e isso tem sido essencial para eu lidar com meus medos e receios”, finalizou.

A goiana, de 25 anos, é a atual 12ª colocada do ranking mundial da classe 7 (sua melhor marca na carreira). E acredita que a participação nos Jogos de Tóquio será a primeira de muitas em Jogos Paralímpicos.

“Eu estou muito feliz por ter conseguido ser convocada para essa primeira Paralimpíada e por ser tão jovem também, porque eu tenho a possibilidade de participar de várias outras edições”, disse.

Ambição por medalhas

Apesar de ser estreante e de não figurar entre as favoritas, Millena quer ser uma surpresa em Tóquio. Pensa grande. Pretende voltar ao Brasil com um peso a mais na mala: a de uma medalha paralímpica.

“Estou treinando forte para jogar da melhor maneira possível. Pretendo conseguir uma medalha em Tóquio. Mesmo que seja a minha primeira Paralimpíada, eu pretendo subir ao pódio”, projetou.

Em meio à Seleção, Millena tem convivido com mesa-tenistas com muita experiência em grandes eventos. Como ela viverá a experiência de participar do maior evento paralímpico pela primeira vez, a mesa-tenista fez questão de pegar algumas dicas com os seus companheiros de equipe.

“Eles me passam como é a sensação quando se está jogando uma Paralimpíada, de como lidar com um evento televisionado e de como tratar o público. Sei que não terá torcida presencialmente, mas terá público virtual. Isso nos ajuda controlar a ansiedade para as disputas”, comentou.

Foto: Alê Cabral/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar