Últimas Notícias

Buscando história por Burkina, Fabrice Zango conta com torcida de pequena cidade francesa

Fabrice Zango universidade

Hugues Fabrice Zango
pode fazer história na noite desta quarta-feira (4) ao competir na final do salto triplo nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Atual recordista mundial da modalidade, ele é favorito para conquistar a primeira medalha olímpica da história de Burkina Faso, país da região oeste da África. Porém, além de todo um país, ele também deverá contar com a torcida dos habitantes da região francesa de Nord-Pas-de-Calais.

Em 2015, aos 22 anos, ele se mudou para França com um visto de estudante e se instalou na Universidade de Artois, em Béthune. Ele que já havia estudado engenharia elétrica na capital burquine, Ouagadougou, fez dois mestrados na área e desde novembro de 2017 inicia um doutorado na área, todos na Universidade de Artois.

Para o jornalista David Delporte, especialista em Jogos Olímpicos e atletismo no La Voix du Nord, se ele ganhar uma medalha, a população de Nord-Pas-de-Calais, a considerará como de qualquer francês nascido lá. "Ele está perfeitamente integrado na sua vida universitária e no seu clube Artois Athlétisme". David disse que "sua personalidade, gentileza e humildade são qualidades muito apreciadas" por todos. O jornalista francês ainda complementa que

Depois de tantos anos podemos seguir sua progressão meteórica, desde que obteve bons resultados nos campeonatos franceses, e quando entrou para a  elite mundial, até conquistar uma medalha em Doha e finalmente bater o recorde mundial indoor, que era de seu treinador


Béthune é uma pequena cidade francesa com pouco mais de 25 mil habitantes a 31km de Lille. Zango divide seu tempo de treinos entre Béthune e e Reims, 241km. sob o comando de seu técnico pessoal, Teddy Tamgho, ao lado do francês Melvin Raffin, que também participa da final do salto triplo dos Jogos Olímpicos de Tóquio marcada para as 23h desta quarta-feira (horário de Brasília).

Foto: Université d'Artois (outubro de 2019)

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar