Últimas Notícias

Brasil convoca equipe para duelo com o Libano pela Copa Davis de tênis


A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) convocou nesta quarta-feira (18) a equipe que disputará a Copa Davis. Para o confronto contra o Líbano, nos dias 18 e 19 de setembro, a equipe contará com a nova geração do tênis brasileiro para enfrentar os donos da casa no duelo válido pelo Grupo Mundial I da competição que é a Copa do Mundo da modalidade.

O grupo é composto principalmente por atletas jovens e que atravessam bom momento no circuito profissional. O capitão Jaime Oncins convocou para o duelo Felipe Meligeni (201º na ATP), João Menezes (229º), Orlando Luz (272º) e Rafael Matos (82º nas duplas). Junta-se a eles o experiente duplista Marcelo Demoliner, atual 50º do ranking mundial.

"Esse é um bom confronto para seguir no caminho que eu quero e que foi o que sempre propus fazer: a renovação do nosso time aos poucos. Venho acompanhando a performance de todos esses atleta há tempos, pegando informações, e cheguei à conclusão de que este era o formato que eu estava buscando juntamente com o Marcos Daniel. Temos ainda o Demoliner, que se soma ao grupo justamente com essa proposta de agregar mais experiência aos jovens", destaca o capitão Jaime Oncins. "São jogadores que estão com muita vontade, e estão se solidificando no circuito, mantendo a regularidade. Penso que é o momento ideal para chamar esses jogadores", conclui o treinador.

O paulista Felipe Meligeni, de 23 anos, atravessa o melhor momento na carreira. Campeão do Challenger de São Paulo no fim do ano passado, em 2021 ele atingiu a semifinal de outros três Challengers. Essa é a segunda convocação do atleta para a Copa Davis com Oncins. No último compromisso, contra a forte equipe australiana, ele esteve em quadra na vitória sobre a dupla do país da Oceania.

O mineiro João Menezes, de 24 anos, está na terceira convocação com o treinador, com quem também trabalhou no título do Pan-Americano de 2019 e nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, em que protagonizou uma excelente partida contra o croata Marin Cilic.

O gaúcho Orlando Luz está com 23 anos e fará a sua estreia em Copas Davis como atleta convocado. Na última semana, ele chegou à final do Challenger de San Marino, confirmando o momento de evolução no circuito. Neste ano, ele também faturou o título de simples do ITF M15 de Antalya (Turquia) e fez a final do ITF M25 de Wroclaw (Polônia).

Também do Rio Grande do Sul e igualmente estreante em Copa Davis, Rafael Matos, 25 anos, vive o melhor momento profissional no circuito de duplas, em que conquistou quatro títulos neste ano. Ao lado de Orlando Luz, foi campeão de três torneios de nível Challenger em 2021, e jogando com Felipe Meligeni venceu o ATP 250 de Córdoba.

Mais experiente do grupo, Marcelo Demoliner está com 32 anos e vai para o quarto confronto de Copa Davis - o segundo com o capitão Jaime Oncins. No currículo, o gaúcho conta com 18 títulos de torneios de nível challenger e quatro ATPs 250.

Como de costume, o Time Brasil BRB terá um atleta convidado para participar da semana de treinamentos com a equipe principal. Desta vez o integrante da delegação será o paulista Matheus Pucinelli, de 20 anos, campeão de três torneios da ITF nesta temporada.

Mandante do confronto, a equipe libanesa definiu o Automobile and Touring Club, em Jounieh (16 km ao norte de Beirute), como palco do embate. O duelo será disputado em quadra descoberta, no har-tru.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar