Últimas Notícias

Nadadora do Timor Leste treina para Tóquio na companhia de crocodilos


A nadadora Edha Belo, do Timor Leste, está se preparando para os Jogos Olímpicos nadando no mar acompanhada de crocodilos. Mesmo sem acesso a piscinas, a atleta conseguiu entrar na prova dos 50m pelo critério de universalidade. As dificuldades porém continuam e ela teve que parar recentemente os treinos em razão de temporais e inundações.


O CONTL (Comitê Olímpico Nacional do Timor Leste) reconheceu a coragem de Edha e falou que o país sofreu demais com a pandemia. Único país da região da Indochina que fala português, o Timor Leste terá três atletas competindo em Tóquio.


A atleta tem 22 anos e começou a nadar com 16. Já seus companheiros de treino, os crocodilos, chamaram atenção por lá em 2019 aumentar os ataques a seres humanos. Apesar disso, eles são reverenciados no Timor Leste e são apelidados de "vovôs". Na cultura local, existe o "Mito do Crocodilo", que remonta a história do animal que sonhava em ser o maior da espécie e que ao passar por uma criança, conversa com ela, descobrindo o sonho de viajar pelo mundo.


O Crocodilo e a criança viajaram o mundo e enquanto adoecia, o animal crescia cada vez mais, se tornando uma ilha. Essa é a história mitológica da criação da ilha de Timor, mesmo nome do réptil. 


Foto em destaque: Molly Ebersold/ St. Augustine Alligator Farm

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar