Últimas Notícias

Hugo Calderano avança no tênis de mesa e Brasil tem pela primeira vez dois atletas nas oitavas em Olimpíadas

Hugo Calderano se preparando para o saque contra Tokic na Olimpíada


Logo após Gustavo Tsuboi garantir sua vaga nas oitavas, foi a vez de Hugo Calderano fazer bonito no Metropolitano de Tóquio. Ele venceu o esloveno Bojan Tokic por 4 sets a 1 (13-11, 11-7, 7-11, 11-9 e 12-10), na terceira rodada do torneio individual, e chegou novamente nas oitavas de final de uma Olimpíada, igualando seu desempenho na Rio-2016.

Hugo estreou direto na terceira rodada da competição por estar entre os melhores do mundo e ser o quarto cabeça de chave na competição.

A classificação faz Calderano igualar seu melhor resultado em Jogos Olímpicos, o que também é o melhor de um atleta brasileiro no tênis de mesa junto com Hugo Hoyama. Desta vez, porém, ele chega mais experiente e com mais rodagem internacional, sendo o atual número 7 do mundo.

"Foi um jogo bem difícil, o Tokic tem muita experiência, já jogou muitas edições dos Jogos Olímpicos, eu enfrentei ele muitas vezes na Bundesliga, ele era de um clube rival ao meu. Sei que o jogo curto dele é muito perigoso, principalmente nos eventos importantes. Ele já vinha de dois jogos, ganhou do Pucar que era favorito contra ele, então sabia que ele estava num ritmo bom", disse Calderano após a vitória.

"Estou há alguns meses sem competições, você nunca sabe o que esperar, mas estava me sentindo muito bem nos treinamentos. Consegui me preparar bem para os Jogos Olímpicos, fiquei bem feliz com meu nível hoje", avaliou o brasileiro. 


O jogo

Tokic é apenas o 66º do ranking mundial, mas partiu para cima do brasileiro e chegou a liderar a primeira parcial quase que inteira. Mas, passado o nervosismo de estreia, Hugo equilibrou no final do set e venceu por 13 a 11 após segurar set points para a Eslovênia.

O segundo set também deu Brasil em vitória por 11 a 7 e com direito a bela defesa do Hugo lá de trás no último ponto. E quando parecia que o Calderano viria tranquilo para a vitória, o esloveno cresceu na terceira parcial e diminuiu o jogo em um set de 11 a 7 para ele.

Tokic voltou firme para o quarto game, que teve equilíbrio o tempo inteiro. No final a vitória foi para quem sofreu menos pressão. Tokic errou e na sequência viu bela finalização de Hugo para abrir 3 sets a 1 em um game vencido por 11 a 9.

Calderano precisava de apenas um set para fechar o jogo e iniciou melhor. Chegou a abrir 6 a 3, mas o esloveno não se acovardou e partiu para o ataque. A partida apertou e Hugo tinha 9 a 7 quando errou um ataque, antes do esloveno dar o match point para ele.

O brasileiro errou as duas chances que teve de fechar o jogo, mas mesmo assim arriscou um belo ataque cruzado para voltar a ficar na frente do placar em 11-10 e fechar o jogo na sequência em 12 a 10 no set e 4 a 1 na partida.

Com Hugo e Gustavo, o Brasil tem pela primeira vez dos atletas nas oitavas de final de um torneio olímpico. Gustavo Tsuboi enfrenta Yun Ju Lin, de Taiwan, às 4:30h, enquanto Hugo Calderano duela contra Woojin Jang, da Coreia do Sul, às 8:30h. Ambos os duelos acontecem inda nesta segunda-feira.


Foto em destaque: Wander Roberto/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar