Últimas Notícias

Jogos no berço do judô inspiram brasileiras na busca por medalhas


Disputar os Jogos Olímpicos no berço do judô, o Nippon Budokan, tem sido uma inspiração e motivado ainda mais Mayra Aguiar e Maria Suellen em suas caminhadas em busca de uma medalha em Tóquio 2020. O judô terá suas primeiras lutas no dia 24. O sorteio acontece nesta quinta-feira, às 02h no horário de Brasília.

“É um sentimento muito bom lutar aqui. Gosto muito do país, da cultura, da comida, das pessoas, me sinto em casa mesmo. Viver esse momento olímpico nesse lugar que eu gosto me deixa muito feliz”, disse Mayra, duas vezes medalhista de bronze em Jogos Olímpicos (Londres 2012 e Rio 2016) e bicampeã mundial.

“São Jogos ímpares. Primeiro eu lutei em casa, no Rio, agora no berço do judô, em Tóquio”, festejou Maria Suelen.

A judoca, que foi medalha de bronze no último Mundial, em 2021, na categoria pesado (acima de 78 kg) disse ter conseguido tirar o máximo proveito dos treinos mesmo com as restrições impostas pela pandemia. Ela acredita que o esquema que organizou com ajuda do marido, de amigos e de membros da comissão técnica foi essencial para que se mantivesse em alto nível até a chegada a Tóquio.

“Mantive a rotina mesmo com as incertezas de quando as competições voltariam. Acordava, treinava e comia nos mesmos horários todos os dias para não levar um baque quando as coisas voltassem. Não teria conseguido se essas pessoas não estivessem ao meu lado vivendo meu sonho”, agradeceu.

Já Mayra se viu às voltas com mais uma lesão no período que antecedeu os Jogos. Ela sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em outubro do ano passado e precisou ser submetida a sua sétima cirurgia.

“Foi uma superação de novo. Já estou acostumada a passar por esse tipo de coisa, já sei o caminho. Foi uma lesão dura, que leva meses para recuperar. Acho que estou na melhor fase da recuperação. Desde a cirurgia, eu me agarrava às pequenas vitórias. Minha irmã é fisioterapeuta e acabei sugando ela. Tive pessoas à minha volta capacitadas que me ajudaram. Estou me sentindo mais forte mentalmente. Foi um baque até chegar aqui, mas valeu a pena”, disse a judoca da categoria Meio-pesado (até 78kg)..

As atletas afirmaram que a ausência de público nas arenas não deve afetar seus rendimento, já que elas conseguem se focar apenas na voz de seus treinadores enquanto estão lutando.

“A torcida não influencia na hora da luta, não consigo escutar a arquibancada. Estamos vivendo um momento diferente, com ginásio vazio, só atletas e comissão técnica. Os japoneses torcem muito, mas acho que não vai fazer tanta diferença”, afirmou Maria Suelen.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar