Últimas Notícias

Ginasta Oleg Verniaiev é suspenso por doping


O ucarniano Oleg Verniaiev, atual campeão olímpico das barras paralelas, foi suspenso por quatro anos pela Comissão Disciplinária da Fundação de Ética da Ginástica (GEF), órgão que julga os casos de doping da ginástica. O ginasta testou positivo para Meldonium, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (WADA).

O registro de Verniaiev no site da Federação Internacional de Ginástica (FIG) já mostrava que o atleta estava suspenso desde o fim de 2020. Porém, na época, ninguém sabia o motivo da suspensão, já que nem a FIG, nem a federação ucraniana se pronunciaram sobre o assunto. A punição veio à nota na última segunda-feira (12), quando o ginasta explicou a situação em um post no Instagram. 


Na publicação, o ginasta alega inocência e diz que não sabe como a substância foi parar em seu corpo e que todos os seus exames posteriores deram negativo. Verniaiev informa também que vai recorrer da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS).

A substância foi flagrada em um teste feito pelo ginasta em 26 de agosto de 2020. A punição de quatro anos é retroativa à 5 de novembro de 2020, com liberação em novembro de 2024, o que pode deixar o atleta fora dos Jogos Olímpicos de Paris. Para Tóquio 2020, a Ucrânia já havia anunciado sua equipe sem a presença do atleta.

O Meldonium é uma droga sintética usada para tratamento de problemas cardíacos. A substância expande as artérias, ajudando a aumentar o fluxo de sangue e de oxigênio pelo corpo, o que pode melhorar o desempenho atlético. O fármaco é proibido pela WADA desde 2016 e causou a suspensão da tenista russa Maria Sharapova em março daquele ano. A tenista tomava o medicamento para tratar problemas de saúde desde 2006, mas não ficou sabendo da proibição do remédio antes dele ser flagrado em um exame durante o Australian Open.

Foto de capa: Ruben Sprich/Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar